terça-feira, dezembro 15, 2009

Angústias....

Novamente um pouco de angústia neste dia de hoje, com muito frio e muita neve pelas terras altas. É uma angústia estranha, não relacionada com nada consciente, mas apenas uma sensação profunda e entranhada que se vai esbatendo ao longo do dia, até desaparecer completamente. Não consigo relacionar esta sensação com muita coisa, a não ser a total e completa falta de vontade e empenho em ir para o SAMS, depois do que aconteceu, mas acho que não é apenas e tão só isso, uma vez que antes já me sentia assim. Penso que é mais a sensação dum certo vazio, que me preocupa. Ou seja, é uma sensação de vazio não preenchido que pode estar relacionado com todo este processo de análise na qual se vai "arrumando" a casa, limpando as ideias e nem sempre se vai preenchendo os vazios com coisas novas ou outras sensações. Penso que será mais isso, mas tenho que discutir isso com a terapeuta e analisar esta questão. É essa sensação de vazio interno, não preenchido que sinto mesmo e quando penso nisso, sinto que é mesmo essa a razão desta angústia, com a necessidade de preencher estes espaços que estão a ficar livres e desimpedidos. É o resultado desta análise e destas induções que tenho feito agora e que parecem estar a limpar muito lixo que tinha e tenho e a deixar muitos espaços em aberto e com necessidade de serem preenchidos. Acho, ou melhor, sinto que é fundamentalmente essa a questão.
Estamos quase a acabar este ano, com apenas mais uns quantos - poucos - dias de trabalho e felizmente, parece-me que tudo está controlado e devidamente regularizado, com todas as contas em ordem e como deve ser. Penso que vamos acabar este ano numa situação confortável, mesmo com o muito que tive que regularizar e pagar, quer a nível pessoal quer a nível profissional e na verdade conseguimos um enorme equilíbrio das contas, o que é bastante bom nos tempos presentes. De facto, todos que comigo agora trabalham, contribuem para isso e para o bom clima actualmente existente no consultório, totalmente distinto de outros tempos em que a crispação e o mal estar eram evidentes. Agora há um clima saudável, distendido e excelente para trabalhar e atender ao que é verdadeiramente importante que é o bem estar dos doentes e o seu real e efectivo tratamento. É essa a verdadeira e única finalidade das nossas profissões. Acrescidas da necessidade actual de apoiar e de dar o melhor tratamento que soubermos e pudermos, porque apenas podemos vencer através da qualidade e dum atendimento perfeito.
Acabaram as eleições na minha Ordem e venceu o status quo, o que é pena uma vez que a lista B, na qual votei, não só tinha melhores ideias, como era composta por muitos e bons amigos e nesta altura é necessário uma Ordem mais interveniente e mais disposta a enfrentar as grandes e enormes dificuldades que atravessamos. A grande bandeira da actual direcção são os cheques dentistas e curiosamente acabei de receber hoje o primeiro pagamento referente a cheques dentistas, que devem ser referentes aos primeiros que lá foram há quase um ano. É com este sistema que se pretende resolver os problemas da população, recaindo em nós todo o ónus do tratamento, o que não pode ser, porque o que pagam é ridículo.
E a vida continua com mais ou menos SORRISOS, mas sempre com a vontade de prosseguirmos e de irmos sempre mais além, porque uma das nossas "missões" é precisamente tentarmos descobrir a finalidade da vida e o nosso EU mais profundo, uma vez que só assim conseguiremos transformar este mundo em algo melhor e mais SORRIDENTE.




2 comentários:

sandra disse...

Olá Luis :)

"..........Quando dorme, está constantemente a alternar entre as fases do sono sem sonhos e o estado do sonho. Do mesmo modo, enquanto acordada, a maioria das pessoas alterna apenas entre a inconsciência comum e a inconsciência profunda. Aquilo a que eu chamo inconsciência comum significa estar identificado com os seus processos de pensamento e as suas emoções, as suas reacções, os seus desejos e aversões. É o estado normal da maioria das pessoas. Nesse estado, você é dirigido pela mente egoica e não tem conhecimento do Ser. É um estado não de dor aguda ou de infelicidade, mas de um quase contínuo nível interior de mal-estar, de descontentamento, de enfado ou de nervosismo - uma espécie de ruído de fundo. Talvez você não se aperceba disso, por tal fazer parte da vida "normal", da mesma forma que só se apercebe de um ruído de fundo baixo e constante, como por exemplo o zumbir de um ar condicionado, quando este pára. E quando ele pára de repente, há uma sensação de alívio." Eckhart Tolle

Tal como o Mestre aqui em cima fala, quando cessa o ruido de fundo com que vivemos a nossa vida toda, primeiro há uma sensação de alívio grande, depois há um vazio............. toda a nossa existência nos identificámos com a nossa mente e com os nossos "problemas", quando começamos a crescer e a entender que eles só nos ajudaram a evoluir, o nosso ego ou mente fica confusa e agora com o quê nos temos de preocupar....... o nosso ego tem de se preocupar com coisas, muitas coisas, e assim afasta-nos da nossa verdadeira essência.

Boa isso quer dizer que está no bom caminho :))

Parabéns
Um beijinho grande
Sandra

Anónimo disse...

Olá
Neste dia frio e chuvoso, também a nossa disposição nem sempre é a melhor. Espero que a sua saúde já esteja melhor. Quando ontem lhe disse para olhar "sempre" em frente, era exactamente relacionado com as angústias, dúvidas e dificuldades em encarar os problemas. Não olhe para o lado na esperança, vã, de ver desaparecer, como que por magia, as dificuldades. A "figura" de enfiar a cabeça na areia, é confortável só até determinada altura. Posteriormente, no foco, tudo será mais cinzento. Por muito dolorosa que se afigure a situação, tenderá, sempre, a piorar se não for resolvida no tempo adequado. Não se deixe arrastar para questões sem se defender. Seja inteligente! Tenha imponência, faça-se respeitar e diga de sua justiça. Não seja o primeiro a considerar-se culpado. Seja juiz em causa própria. Sempre!
Vai ver como resulta e como o passam a considerar e a "ter em conta".
"Não basta ser, há que parecer".
Não são necessárias grandes filosofias nem análises. É tão simples!!!!!!!!!!
Não complique.
Sorrisos branquinhos
A Cinderela