sábado, dezembro 26, 2009

Depois do NAtal

Dia 26 de Dezembro, dia a seguir ao Natal e de "ressaca" das festas. Foram dias calmos, passados em família e em harmonia. A consoada foi em casa dos sobrinhos e por ser diferente, gostei imenso, estivemos muito bem e passámos uma noite agradável e num espírito natalício. O dia 25 foi em casa da Nany e do Zeca, com o suplemento do Diogo ter vindo dos USA passar estes dias. Foi um almoço também muito calmo, com oportunidade de estarmos e sermos uma família. Sinto cada vez mais um afastamento duns e uma aproximação doutros, mas é a vida. Estive algum tempo a falar com a minha sobrinha S. e são temas para pensar e tentar de algum modo ajudar a superar esta fase e certas atitudes. É difícil por vezes perceber determinados comportamentos se não estamos nessa tentativa de compreensão e de descoberta e não só podemos não ser percebidos, como principalmente nos sentimos muitas vezes sozinhos e sem ninguém à nossa volta. Mas também é nossa função ajudar na progressão dos outros e tentar harmonizar os comportamentos e as atitudes, principalmente se existe AMOR ou Amizade. É fundamental esta interajuda, apesar da maior parte das pessoas não estar aberta a este tipo de relacionamento e não conseguir, nem perceber, alcançar o seu EU, com a sobreposição do ego e da sua vontade. As pessoas que estão noutro patamar têm que saber também dosear a sua evolução e tentar comunicar com os outros ao seu nível, porque todos têm o seu valor e os seus ensinamentos, cada qual no seu patamar e nível de aprendizagem. Tenho sentido a dificuldade de compreensão e de entendimento, mas a verdade é que também tenho vindo a aprender que todos têm alguma coisa para me ensinar e que muitas vezes depende apenas de mim perceber essas mesmas pessoas e saber "extrair" delas os seus ensinamentos.
Nestas alturas olho à minha volta, vejo e sinto os que me rodeiam e tiro conclusões acerca das pessoas e das suas atitudes e cada vez mais, vou confirmando as minhas impressões e o que sinto ser verdade em relação a cada um dos meus familiares. E se uns se vão afastando, outros felizmente estão cada vez mais próximos e a verdade é que também tomei consciência de que não podemos mudar ninguém se essas mesmas pessoas não estiverem minimamente predispostos a isso. E no meu círculo familiar há quem nem sequer admita a hipótese de haver outros pontos de vista. Felizmente que outros estão noutro caminho e a tentarem adequar-se e adaptar-se mas a dificuldade é que esta "descoberta" é difícil e demorada porque temos qu destruir muita coisa e reconstruir outras e a maior parte das vezes o nosso Ego não nos permite ver claro e perceber que a verdade está no nosso EU e esse é intrinsecamente aquilo que somos, mas que infelizmente está camuflado por muitas e muitas máscaras.
É o meu trabalho na terapia destapar todas estas máscaras, retirá-las e perceber os seus subterfúgios, tentando assimilar os factos e preencher o meu interior com coisas novas e positivas. E estou a conseguir.
Estamos em Sesimbra a passar estes dias e está muito agradável apesar do frio e d humidade, mas aqui respira-se bastante tranquilidade e paz e gosto bastante de estar nesta casa e com esta família.
Serão poucos dias porque anda trabalhamos uns dias para a semana, para depois irmos para o Douro passar o ano e descansar no rio e pacificamente estarmos uns dias.
Agora com um luminoso SORRISO vou tomar banho e arranjar-me para mais um dia de descanso e tranquilidade. BEM HAJAM.

Sem comentários: