quinta-feira, agosto 27, 2009

Saúde

Vim agora do Hospital da Cuf, em Cascais e é pena que o nosso sistema nacional de Saúde não funcione assim, em instalações dignas, horários certos e eficiência discreta. Sou da opinião que tem que haver um sistema nacional de Saúde, mas também sou da opinião que deveria haver escolha acerca do sistema que queremos e optar-se por aquele que preferirmos. Ou seja, descontarmos apenas e exclusivamente para um sistema de saúde, fosse público ou privado e não como acontece actualmente descontarmos para o público e uma vez que este não dá resposta, termos que pagar ( e bastante ) para um sistema de saúde privado.
A CUF tem umas instalações fantásticas e um funcionamento que me pareceu impecável, começando logo pela pontualidade das consultas. Parece que não sou só eu que tenho este princípio básico e de respeito pelas pessoas, porque não há nada pior do que fazer as pessoas esperar horas e horas a fio por uma consulta. Por sermos médicos, não temos o direito de fazer perder tempo às pessoas e temos que gerir a nossa consulta de modo a que isso não aconteça. Se pontualmente tivermos um caso urgente e imprevisto, pode ser compreensível, mas se por sistema nos atrasamos e temos que estar em dois locais ao mesmo tempo, então é porque não estamos a respeitar a pessoa humana e o nosso doente. E sem respeito não se pode exigir tratamento igual e sendo assim penso que fica comprometida a relação médico doente.
eu sou extremamente pontual e exigente com as horas e daí o agrado que hoje tive ao ver a maneira como a minha Mãe foi atendida, com uma pontualidade extrema e um enorme cuidado. São pequenos grandes nadas que fazem a diferença e ainda a vontade de ajudar, a prontidão nas marcações e nos esclarecimentos. Nos serviços públicos, ter-se-ia que andar de guichet em guichet e mesmo assim ! Lembro-me de precisar de levar uma injecção, ter-me dirigido ao centro de saúde da minha área ( e aonde já trabalhei muitos anos ) e ter sido pessimamente recebido pela enfermeira. Parecia que me estava a fazer um grande favor. São estas atitudes que nada abonam a favor do serviço público e infelizmente se sucedem bastante. Mas claro que certamente também haverá excepções e serviços que funcionem muitíssimo bem. Felizmente que as notícias foram animadoras e penso que o actual estado clínico se deverá à idade que já vai sendo alguma.
E quase de fim de semana, neste fim de mês tranquilo e super calmo, com pouca gente mas quase a atingir-se os objectivos, pelo que talvez não esteja assim tudo tão mal. Não fazia ideia de que esta altura de férias era assim tão fraca, mas a verdade é que parece tudo parado e imóvel, pelo que não é de espantar que haja pouca clientela. Para a semana deve começar a aquecer e pelo menos já tenho o próximo mês praticamente cheio, o que é óptimo e apesar de todos os problemas que houve nos últimos tempos e principalmente a falha nas marcações.
Ontem constatei que consigo estabilizar-me muito mais rápida e eficazmente e passar dum estado duma certa ansiedade para um estado mais tranquilo, de calma e de reflexão acerca da realidade. Consigo fazer uma análise mais serena e objectiva das situações e adequar-me a elas duma forma mais tranquila e sobretudo sem angústias ou pânicos, o que é excelente.
Vou trabalhar daqui a pouco e atender meia dúzia de doentes e acabar a semana, porque amanha, 6ª feira, não se trabalha no consultório, mas apenas no SAMS. As sextas feiras nesta altura não compensam e é melhor dispor logo as coisas desta forma, para elas se organizarem e poderem compensar eventuais horas a mais, que tenham dado ao longo da semana.
Amanhã devemos ir para Sesimbra para passar o fim de semana e esperemos que esteja bom tempo e agradável, porque começo a gostar de lá estar e a desfrutar do espaço.
Um grande e luminoso SORRISO para esta última 5ª feira de Agosto, com a certeza de que, com calma e serenidade, conseguiremos alcançar os nossos objectivos e crescer cada vez mais no nosso conhecimento interior e na busca do nosso EU.

Sem comentários: