sábado, agosto 22, 2009

Agosto em Lisboa

Sábado em Lisboa no mês de Agosto é uma calma franciscana e a cidade parece vazia e completamente despovoada. É o primeiro ano que estou em Lisboa nesta época e não me parece que repita porque não compensa mesma nada em termos de consultório estar aberto nesta altura. Está a ser fraco e não há grande coisa para fazer.
E hoje também não há grandes planos, nem projectos a não ser mais logo ir jantar com amigos e com a ervilhinha, que não vejo há imenso tempo e de quem tenho muitas saudades, mas a vida nem sempre permite estarmos mais tempo juntos.
Não tenho grande vontade de escrever, porque não tenho novidades nem temas acerca dos quais me apetece dissertar, visto que está tempo é para ir passear e distrair.
Começo a aperceber-me das limitações deste blogue uma vez que já não posso escrever tudo aquilo que me apetece, porque por um lado é público e lido por quem o quiser e por outro lado, porque posso escrever coisas que eventualmente me prejudiquem e afectem. Sendo assim um dos objectivos deste blogue fica limitado uma vez que era este o meu espaço de desabafo e de escrita solta e aparentemente sem limites. Mas agora dou por mim a refrear o que escrevo e a pensar muito mais nas palavras, para não criar problemas nem confusões, uma vez que nesta fase da minha vida apenas quero crescer e amadurecer cada vez mais. A vida já é, ou já está, demasiadamente complicada para se estar a arranjar ainda mais complicações extrínsecas.
Ainda por cima, há outras notícias que nos chegam e que nos preocupam, uma vez que são devidos a problemas de saúde, que infelizmente poder-se-ão tornar bem graves e conduzirem a situações bem tristes. Também é a vida e temos que nos ir preparando para o que poderá acontecer e estar ciente de que tudo faz parte da vida, mesmo a Morte.
Mas hoje sinto-me amorfo e meio neura, sem motivo aparente a não ser estar preocupado com esse assunto e também com o consultório, mas tenho que me convencer que é normal que assim seja e que neste mês é natural e nesta fase da vida também é natural. Por isso não se pode fazer nada a não ser aceitar e tentar limitar os danos o mais possível, sabedores de que tudo se resolve e o que não tem solução, resolvido está.
Tenho saudades de dias despreocupados e completamente livres de responsabilidades e associo-os muito a Sto André nos seus tempos áureos, de muita gente, muitos acontecimentos e alegria e principalmente sem qualquer tipo de preocupação, a não ser gozar o verão e a vida. Tenho agora a consciência de que despertei tarde para a realidade da vida e que perdi algumas oportunidades, mas nada posso fazer quanto a isso, pois está visto que foi fruto da minha vivência e das influências tidas e contra esses factores nada posso fazer, a não ser perceber e assimilar agora com a minha análise todo o que me aconteceu e condicionou. Apesar dessas limitações, tenho momentos de muita alegria e descontracção e sobretudo memórias muito agradáveis e reconfortantes, tanto desses dias, como também da minha vida de adulto e principalmente relacionados com os meus filhos, mas também como é lógico com os relacionamentos que tenho tido ao longo da vida. Sou uma pessoa complicada e era bastante insatisfeita, mas actualmente e á medida que me vou conhecendo mais e melhor, vou-me sentindo bastante realizado e sobretudo adaptado às circunstâncias e à realidade, de modo a tirar o máximo proveito da vida e do quotidiano. Só que hoje estou meio neura e desmotivado... talvez por ser Agosto em Lisboa !
Mas essas saudades desses tempos são uma realidade e sabendo que não se pode andar para trás, queria ter neste tempo presente essa mesmo sensação de despreocupação e "irresponsabilidade", o que é completamente impossível pelo menos no mesmo grau de intensidade. Consigo sentir essas sensações quando estou fora do País e de férias e nesses momentos, esquecendo-me completamente da realidade, sou "inconsciente" e mais feliz. Ou seja, actualmente consigo desligar-me completamente quando estou de férias ou fora do meu ambiente e aprendi a viver os problemas na altura certa e principalmente a conter a angústia causados por eventuais problemas. Acho que estou muito mais realista e ADULTO.
Hoje é um melancólico e nostálgico SORRISO com a certeza de que Agosto em Lisboa é um tempo de PAZ e TRANQUILIDADE

Sem comentários: