terça-feira, agosto 18, 2009

Mais uma sessão

Ontem foi dia de mais uma sessão de análise e de compreensão de uma série de coisas e de acontecimentos recentes. Ela consegue encaixar tudo nos seus devidos lugares e dar sentido a todo aquilo que acontece, de maneira a assimilarmos, crescermos e aprendermos com o que nos acontece. E mais uma vez assim foi, com a compreensão de factos, interpretação de pessoas e aceitação das ocorrências. É-me cada vez mais fácil perceber e aceitar o encadeamento das situações e principalmente perceber as motivações e as razões porque faço determinadas coisas e porque acontecem outras. Está tudo relacionado e tudo tem uma grande lógica, permitindo arrumar, assimilar e perdoar muita coisa que nos vem corroendo por dentro e que precisamos de resolver.
Estou a ler os comentários de anónimos e todos nos julgamos psicólogos, mas não é assim tão fácil nem tão linear porque se é verdade que somos o somatório de muita coisa e muitas gerações, também é verdade que a evolução, amadurecimento e compreensão de cada um depende do seu trajecto e da sua capacidade de análise e de interpretação. Um diz que tenho uma espinha no subconsciente por causa da Mãe e a verdade é que a figura feminina tem, para todos nós, uma importância fundamental para o nosso crescimento, pelo que é natural que essa mesmo figura materna tenha a sua força e impacto na forma como somos e encaramos a vida. e no meu caso tem uma enorme importância, tendo-me marcado muitíssimo e duma forma muito forte. Por isso não existe um espinho porque tenho vindo a assimilar e a perdoar muita coisa desta interrelação Mãe-filho e por isso, neste momento estou completamente em paz com a principal figura feminina da minha vida. Mas foram muitas e muitas sessões de análise, isso é verdade.
Outro diz que somos nós que criamos as situações e a verdade é que muitas vezes assim é, mas também muitas vezes as situações são-nos impostas e somos apanhados muitas vezes sem saber como. Tenho a sensação de por vezes estar num turbilhão e ser muito difícil sair dele, mas aprendi a ter a consciência de que tudo se resolve e acalma, pelo que em situações mais difíceis e complicados consigo manter mais a calma e não entrar em stress e em parafuso. Quanto à cena da polícia, foi apenas para ilustrar o estado deste País e a facilidade com que as pessoas agem e querem resolver tudo a seu contento, mesmo que procedam mal e levianamente. MAs estamos numa época em que a desresponsabilidade é quase total e a impunibilidade é constante. Pode-se fazer quase tudo e quase tudo fica na mesma, havendo uma total falta de escrúpulos e de sentido ético e de responsabilidade, como infelizmente tenho constatado e tido experiência disso mesmo.
É verdade que muitas vezes somos nós que criamos as situações para sermos testados e para superarmos as nossas próprias dificuldades e percebermos os limites e a nossa forma de estar, mas começa a ser-me difícil aceitar muita coisa que me acontece e que é exactamente o contrário do que actualmente eu quero e desejo. Parece que tudo me acontece para que eu me entenda melhor e consiga rapidamente dar a volta aos problemas e sobretudo libertar-me das muitas coisas que trago comigo desde há muito. e isso é bem difícil.
Por isso as sessões vão sendo cada vez mais produtivas na medida em que estou com mais capacidade para perceber, assimilar e aceitar aquilo de que falamos e interpretar devidamente o que me vai acontecendo, tentando que a minha essência mude e consiga transformar a personalidade, que tem que ser alterada e compreendida.
A dificuldade está em que queremos viver de acordo com os novos padrões de aprendizagem e muitas vezes não conseguimos e vamos parar aos antigos padrões que se querem impor sempre e sempre, na tentativa de não perderem o lugar que sempre ocuparam. Ou seja, a "velha" personalidade tenta arranjar caminho para se manter e não permitir á nossa essência que se manifeste e que ocupe cada vez mais o seu devido lugar. É nesta dualidade que actualmente me movimento e que apesar de tudo é cada vez mais fácil aperceber-me aonde devo estar e como devo fazer, uma vez que vou tendo cada vez melhor raciocínio e entendimento.
Mas a conversa já vai longa e tenho que ir trabalhar, pelo que aqui vai o meu melhor SORRISO cheio de OPTIMISMO e ESPERANÇA por melhores dias e épocas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Na maior parte das vezes conseguimos resolver um problema mas arranjamos mais dois ou tres e isso é um acumular de energias negativas que contagiam os mais proximos, a resoluçao nao passa pelo tratamento e sim pelo reconhecimento e uma auto analise da nossa propria vida. Se nao tivermos a consciencia que erramos na maior parte das vezes esse sentimento de posse e razao vai-se acumulando e chegamos ao ponto que quando estamos a fazer alguma coisa mal o nosso subconsciente pensa que é bem e ai atrai ainda mais problemas.. Perdoe-me esta sinceridade mas acho que o Sr Dr ( penso eu pelo que li tem um consultorio e supostamente deve ser medico ), tem é um problema de consciencia e de erros de analise consecutivos e dai provêm os problemas que qualquer dia podem tornar-se bem graves e aí depois nao tem como resolver a nao ser acatar com as responsabilidades... Mas depois pode ser tarde de mais. É a sua propria vida que está em jogo e nao a vida dos outros, como o sr pensa.. Reflita conscientemente nos seu actos e atitudes... Esse enorme SORRISO que recomenda aos outros diariamente, tambem tem que ser sincero e eu nao o consigo sentir como tal... 'FAZ O QUE EU DIGO E NAO FAÇAS O QUE EU FAÇO'... APLICA-SE BEM AQUI, OU NAO??????????

fernandinho disse...

Una frase de Eduard Punset: "La Felicidad está en la ANTESALA DE LA FELICIDAD" Ahora no sé si ya la mencioné con anterioridad, pero la búsqueda en sí misma puede hacernos felices, aunque nunca lleguemos a alcanzar la tan ansiada Felicidad. Respecto al comentario de ayer, es un claro ejemplo de cómo las personas cogen paquetes de información inconexa y generan una hipótesis de trabajo que nada tiene que ver con la realidad, pero así es la mente humana y gracias a esta forma de pensar se han conseguido logros inmensurables en el conocimiento de la realidad que nos rodea, ¿no es magnífico? Y lo que nos queda por descubrir.
Será que hoy estoy optimista? O será que estoy Feliz.
Grande abraço