sábado, agosto 01, 2009

Passeio... por èvora




Chovia imenso, quando saímos de Lisboa, ao fim da manhã a caminho de Évora, onde viemos passar o dia de hoje, a caminho de Espanha. No caminho visitamos o menir e o monumento megalítico - cromeleque - de Almendros, monumento imponente pela dimensão e pelo seu significado. Tem 7000 anos e é o maior da península ibérica e tenho a certeza de que se fosse noutro país, estaria rodeado de imensa publicidade e de marketink relacionado com o monumento. Por cá, temos um caminho de terra batida e pouco mais . E é algo que merece ser visto pela beleza do lugar e principalmente pelo seu significado. E depois chegámos a Évora e ficámos num hotel muito engraçado: o M´Ar de Ar de muralha, localizado precisamente nas muralhas (http://www.mardearhotels.com/muralhas/por/index.asp). Demos uma grande volta pela cidade, almoçamos na Praça Geraldo e vamos jantar no hotel. Fomos ao templo de Diana, à capela dos ossos - de que não me lembrava e que faz bastante impressão e nos faz ver a nossa limitada dimensão e a efemeridade da nossa passagem por esta vida. São cerca de 5000 crânios os usados para a construção desta igreja.
Após um pequeno passeio por um bonito jardim da cidade, chegámos ao hotel e fomos estender-nos na agradável piscina do hotel. Vida de férias e de completa descontracção, que bem preciso porque quando passei por Lisboa tinha uma carta registada duma advogada à minha espera que penso estar relacionada com o consultório e a recente rescisão dum contrato. EM vez de se resolver tudo rapidamente, vamos perder tempo e honorários legais, mas enfim é assim a vida.
Amanhã prosseguimos viagem por Reguengos, Monsaraz, etc até Zafra, onde vamos ficar dois dias. Serão dias calmos e tranquilos, porque assim o quisemos e escolhemos, na medida em que este anos precisamos de paz e tranquilidade e nada melhor do que uma volta pelo Alentejo e pela estremadura espanhola. Hoje foi um bom dia e consegui desligar de Lisboa, do consultório e dos "problemas" dos últimos dias, que vão deixar sequelas, mas que estão a ser assimilados e "perdoados". Esta capacidade de assimilar e integrar os assuntos correntes e não só, tem vindo a melhorar e a permitir-me sentir melhor comigo mesmo, uma vez que vou integrando o que me preocupa ou magoa e assimilando devidamente os factos. NOs últimos dois dias fiquei bastante magoado, mas a verdade que também estou a conseguir assimilar e integrar mais rapidamente esses factos e assim lidar melhor com isso, sem acumulação de energias negativas, o que é francamente positivo. E é uma grande evolução em relação ao passado próximo em que ficava a "ruminar" tempos infindos cerca de tudo e muitas vezes nem conseguia assimilar as coisas, deixando-as no meu inconsciente a perturbar-me e a prejudicar-me. Actualmente arrumo-as mais rapidamente e sobretudo percebo muitíssimo melhor os facto e as pessoas, encontrado mais justificações para o que vai acontecendo.
Mas hoje é dia de Alentejo e de relaxamento, pelo que aqui vai um enorme e descontraído SORRISO com a certeza de que iremos ter uns dias excelentes.
PS: o meu filho Francisco acabou os seus exames e ai candidatar-se a ENGENHEIRO... será o primeiro engenheiro Vasconcelos. Espero que tenha muito sucesso e também sorte na sua vida profissional

1 comentário:

Miguel disse...

Não te esqueças de visitar o cromeleque do Xerez ou Xarez, já não me lembro. É bastante diferente do cromeleque dos Almendres mas interessante na medida que é quadrado e as pedras são de pequenas dimensões. Se não estou em erro, esse cromeleque foi retirado do local original para poder ser salvo, porque as águas do Alqueva iriam submergi-lo.
Continua com essa visita cultural pelo Alentejo que é bastante interessante e muito relaxante.
Ao Francisco desejo, obviamente a maior sorte na sua vida académica e posteriormente na profissional. Mas para já desejo que consiga entrar na sua escolha preferencial. Um abraço para ele.