segunda-feira, agosto 24, 2009

Medos

Por causa dos comentários infelizes e anónimos, tenho recebido vários emails a pedir esclarecimentos, a comentar o blogue e a manifestar solidariedade pessoal, o que me deixa bastante agradado, na medida em que são pessoas que ou me conhecem e acompanham ou que me "desvendam" acerca do que escrevo e me vão conhecendo e tendo algum apreço.
E num desses emails, referem-se aos meus medos e devo esclarecer que estes medos não são referentes à minha própria pessoa ou a revelar o que se passa comigo, mas sim "medos" ou receios de que o que escreva aqui se possa voltar contra mim em alguns processos pendentes e situações ainda não esclarecidas. Acerca de mim, da minha evolução e da minha procura continuarei a escrever e a falar até "que a voz me doa" , porque escrever e tentar ser percebido e perceber os outros faz parte do meu trajecto actual e intrinsecamente do meu amadurecimento.
Tenho medos internos derivados deste meu crescimento, das minhas descobertas e desta limpeza profunda e interna que estou a fazer, porque tem vindo imensa coisa à superfície e tenho que assimilar meio século duma vivência complexa e intrincada. Tenho medo sim do que ainda me falta descobrir e se terei capacidade e força para seguir em frente e continuar neste percurso de vida e de busca do Eu e da nossa verdadeira essência. Por vezes, tenho muitas dúvidas se será este o caminho certo ou se haverá outros caminhos e outras formas menos dolorosas de nos descobrirmos e de alcançarmos a nossa felicidade e maneira de ser.
Ainda referente a um email recebido hoje, também eu faço uma triagem das pessoas e neste momento apenas me interessam aquelas que me compreendem e me ajudam a perceber o meu caminho e a minha evolução, ou seja, há muitas pessoas doutras "eras" que actualmente não me dizem absolutamente nada e que olhando para trás, representam tudo aquilo que eu não quero ser nem sentir. Foram pessoas que tiveram o seu tempo e a sua importância e que, como todas, representaram o seu papel na minha vida e que, certamente, me ajudaram também a crescer e a ver o lado negativo da vida e a falsidade de alguns relacionamentos. Já tenho dito aqui e repito que nunca tive, como agora, verdadeiros amigos e pessoas que me aceitam como sou e na minha totalidade, ao contrário do que acontecia antes que estava rodeado de muito mais gente, mas vazia de significado e de conteúdo. E tanto assim é, que com a maioria delas apenas me relaciono via email ou neste momento via facebook, por as ter reencontrando ao fim de alguns anos de completo afastamento. E curiosamente, quando sugiro um jantar ou algum convívio, essa hipótese é rapidamente descartada e rejeitada, demonstrando bem a falta de interesse.
MAs é a vida e os nossos medos e receios fazem parte deles e apenas os inconscientes e os "ignorantes" podem dizer que não os têm. Neste momento da minha vida, tenho "medo" do que me falta ainda descobrir acerca de mim e dos outros e sobretudo tenho medo de não saber evoluir e crescer no sentido correcto e na descoberta o que realmente interessa.
Posso ter outros medos quotidianos e da situação, mas estes vão-se resolvendo e ajustando, enquanto esta nossa evolução é contínua e por vezes muito dolorosa pelas descobertas que vamos fazendo.
Estamos no início de mais uma semana e na última semana do mês, com o Agosto a chegar ao fim; para mim, este é o "início " do ano e da aplicação das resoluções pensadas nas férias, mas este ano está tudo um pouco estranho, uma vez que é a primeira vez que estou em Lisboa nesta época e a trabalhar. Acho que para o ano vou manter as férias na última quinzena de Agosto, porque não me parece compensar estar a trabalhar nesta altura e sobretudo porque é mais fácil fechar na totalidade o consultório e dar férias a toda a gente duma só vez.
"Não só quem nos odeia ou nos inveja/ Nos limita e oprime, quem nos ama / Não menos nos limita " ... mais uma vez Pessoa/Ricardo Reis exprime duma forma genial algo que sinto e que é bem verdade, ou seja, estamos limitados não apenas por quem nos inveja mas felizmente, para mim, também quem nos ama nos pode condicionar. E isso, quanto a mim, é bom e fantástico porque é sinal que estamos acompanhados e que temos uma companhia para enfrentar a vida. Quando amamos de verdade e estamos em sintonia, essa limitação referida é, para mim, uma benesse e uma coisa muito positiva porque eu acho que nós temos necessidade desse apoio e dessa mesmo limitação positiva.
Um enorme e grande SORRISO neste princípio de semana, com a esperança duma semana muito POSITIVA e TRANQUILA.

Sem comentários: