terça-feira, agosto 04, 2009

De Zafra a Cáceres

Deixámos Zafra pela manhã, a caminho de Cáceres, com paragem em Mérida.
Mérida é património mundial e como Évora é uma cidade linda, cheia de história e movimento. É uma cidade antiga com uma enorme e forte presença romana.
Começamos por fazer um tour num daqueles comboios para turistas,o que nos permitiu ter uma visão panorâmica da cidade, rica em património e cheia de monumentos.
É uma cidade fantástica e teria preferido ficar lá em vez de Zafra, mas não conhecíamos e não sabíamos que era tão bonita. Fiquei mesmo apaixonado e tanto que assim é que, amanhã vamos lá à noite assistir a um espectáculo no teatro romano pelas 23.00 horas. Estamos a 35 minutos de carro…
O teatro romano é fabuloso, muito bem conservado e levava cerca de 6000 pessoas e aí a razão por querermos ver um espectáculo nocturno nesse mesmo teatro. De Junho a fins de Agosto, decorre o festival de Mérida e tendo-me lembrado disso, é de aproveitar a oportunidade de estarmos tão perto.
A rua das lojas tem um sistema de arrefecimento, como existe já em Portugal e efectivamente a diferença é abissal em termos de temperatura. Almoçamos por lá e quando saímos estavam apenas 43 a 44 graus de temperatura, mas contaram-nos que já fez 53 graus há uns anos.
Efectivamente Merida é uma cidade muito bem cuidada e que vale a pena visitar com tempo e ficar algum tempo. Até tem uma ponte do Calatavra ao lado duma ponte romana.
Estas cidades espanholas têm o bom hábito de ter visitas guiadas e de puxaram pelos seus galões
Chegámos então a Cáceres e o Parador fica na parte antiga da cidade, que é linda e foi o tempo de descarregar as malas e ir em busca da Praza Mayor para fazermos uma visita guiada pela parte antiga…
Que espectáculo esta parte de cidade e que simpática a nossa guia, com um interesse enorme e uma vivacidade bem espanhola. É uma das poucas residentes da parte antiga e vibra com esse facto e com a cidade.
São casas e casas apalaçadas e antigas, extremamente bem conservadas e tratadas, sendo a maioria pertença de fundações, bancos ou do estado, pois calculo o que não custa manter aqui uma casa.
Foram duas horas de passeio, tendo visitado algumas dessas casas, das quais uma das casas era de particulares que depois a doaram a uma fundação e é um espanto, o museu de arqueologia, o museu da semana santa ( que deve ser espectacular ) e tanta coisa mais.
Estou maravilhado e extasiado com tanta coisa e de facto cada vez mais convencido de que estes pequenos passeios proporcionam momentos lindíssimos e nos permitem conhecer locais muito bonitos. E Espanha, como Portugal têm cidades e províncias duma grande beleza.
Estou estafado mas contente e é com um grande e luminoso SORRISO que vou agora tomar um grande banho e vestir-me para ir jantar.
PS: tenho a certeza de que escapou muita coisa nesta narrativa, mas quando chegar a Lisboa vou pôr mais fotos no facebook para se poder ver a beleza desta zona e Espanha.
PS: tenho a certeza de que o meu grande amigo Miguel (MS) iria adorar e tenho pena de que ele não esteja connosco. Grande SORRISO para ele com a minha enorme AMIZADE

Sem comentários: