domingo, agosto 02, 2009

A passear.... até Zafra






Portugal tem locais lindos, tranquilos, duma grande beleza e praticamente desconhecidos pela grande maioria das pessoas. Na verdade, toda a zona envolvente da barragem do Alqueva, a zona de Mourão e de Monsaraz são lindas e fantásticas.
Com uma campanha bem dirigida e a construção das infraestruturas necessárias e teríamos um novo destino de férias, para quem gostasse de tranquilidade, beleza e natureza... são quilometros e quilometros de água, espaços amplos e potenciais locais de diversão e de múltiplas possibilidades. Comparativamente com o Algarve, parece-me ter um enorme potencial se for devidamente estruturado e com uma campanha bem feita. Não estaremos todos fartos dos mesmos locais e com vontade de mudar ? E porque não investir naquilo que é nosso e que é bonito e com imenso espaço ? Assim haja vontade e interesse..
Fomos depois a Monsaraz e a Mourão e são também locais lindos, com vistas espectaculares e então Monsaraz é uma aldeia histórica, muito bem preservada e que vale a pena visitar e até pernoitar. Tem uma localização única e é outra local a ser mais divulgado e apoiada. Apesar de ser domingo, os visitantes eram bem poucos.
Passámos ainda em Mourão e pelo seu magnifico castelo, com uma vista indiscritível de acordo com o seu papel defensivo das invasões espanholas. É um perder de vista, só sendo pena estar tão degradado e sem quaisquer estruturas de apoio. Será que custa assim tanto dar um enquadramento devido a estes monumentos e dar-lhes outra dignidade ? Seriam apenas necessários pequenos investimentos, guias locais, uma esplanada ou algo assim, bem como algumas recordações destes locais, tipo t-shirts, magnetes, etc. Creio que daria resultado, tanto mais que fomentaria mais o turismo e daria emprego a meia dúzia de pessoas. Nestas coisas é preciso olhar para os nossos vizinhos espanhóis que tudo aproveitam e com isso têm um turismo interno de fazer inveja.
Recomendo vivamente este passeio e uma visita a esta zona, que se soubesse tão bonita teria ficado mais tempo, em vez de vir até Zafra, primeira etapa duma volta pela Andaluzia. Cá estamos no Parador de Zafra, que como todos os paradores é bem localizado e bonito. Estivemos na piscina, num fim de tarde esplêndido e agora preparamo-nos para ir jantar algures ou aqui mesmo.
Como não fiz a sesta, estou cansado mas a mesmo tempo contente com o Portugal bonito e amplo que descobri hoje e por isso um grande e enorme SORRISO de férias e dum enorme relaxamento

Sem comentários: