segunda-feira, julho 31, 2017

Sofia

Primeiro dia em Sofia.... comecei com uma visita guiada pela cidade para ficar a conhecer os meandros da mesma.
Fiquei muitíssimo bem localizado, perto da maior catedral ortodoxa de Sofia, apesar do pequeno almoço não ser nada famoso, mas não se pode ter tudo. 
O guia foi excelente tendo ficado com uma ideia muito boa da historia deste país, bem como de toda a cidade, de que fiquei com uma vista geral muito boa. Tem uma série de ruínas romanas muito bem conservadas, sendo o nome Serdica, como os romanas chamavam a esta cidade, tendo então derivado para Sofia.
Foi dominado pelo império otomano durante cinco séculos e apenas ficou independente nos finais do século XIX - tendo tido uma monarquia - para em 1945 se tornar parte dos países da cortina de derrota de que se libertou em 1989 e desde então democracia plena, integração na NATO e na União Europeia.
Quanto ao passeio, foi pelo centro, catedral, parlamento, sede do governo e da presidência, com passagem por uma das igrejas romanas mais antigas, Bem como pelas ditas ruínas que já descrevi. Também estivemos na maior rua pedonal da cidade, cheia de movimento, restaurantes, lojas e onde se encontra toda a gente.
Pelo caminho fui anotando muitos outros sítios que terei de visitar e conhecer desta cidade que não sendo espectacular merece ser visitada. Amanhã vou à segunda maior cidade do país com o guia de hoje.
Agora vou fazer outro passeio a pé para ficar a conhecer melhor a cidade e o que tenho de ver Ainda.
Fica um grande SORRISO de Sofia, com a certeza de que viajar nos pode trazer FELICIDADE sobretudo quando o fazemos acompanhados, o que não é o caso.



Sem comentários: