sexta-feira, junho 02, 2017

Inseguranças

As pessoas vão-se, mudando e transformado ao longo da vida, fruto das suas experiências, das suas vivências e das pessoas que vão encontrando.
Constatei ontem ao estar com uma pessoa que me é muito, muito querida que são evidentes os sinais dos tempos e as suas transformações. Querer subordinar algo por causa da susceptibilidade de alguém que não quer entender certas coisas ou que, talvez, apresente insegurança ou falta de confiança em si próprio é, para mim, bastante estranho.     
Apesar das separações e voltas da vida, diz-se - e eu acredito - que os laços que se estabelecem com as famílias dos companheiros/as são laços que se mantém para sempre. No meu caso assim o sinto, pelo que logicamente e quando tive ocasião, quis agradecer a muitas das pessoas com quem convivi e com quem tenho laços de amizade. Logicamente que os que considero meus sogros estão nesse grupo, pelo que fiz questão de lhes agradecer a Amizade. E isso é mal interpretado ????
Também o agradecimento que fiz ao IA nada teve a ver com saudosismos ou outros motivos escondidos a não ser mesmo a intenção de agradecer por muita coisa. Recordar o passado é viver no passado ou é apenas uma forma de não esquecer o que se passou e gostar de recordar bons tempos. As influências que se recebe sai na verdade muitos fortes, e Ainda mais quando se vive afectiva e profissionalmente com alguém.
Mas tiro uma conclusão para não me tornar pesado para ninguém, nem me querer impor seja ao que for. A partir de agora vou ter o máximo cuidado e atenção para não incomodar nem pedir seja o que for para que não se sintam na obrigação de desligarem a sua comunicação ao mundo ou a quem quer que seja. Sinto-me magoado mas não podemos querer que os outros nos percebam totalmente nem tão pouco que possam estar em sintonia connosco.
Aquilo a que eu chamo o meu "núcleo duro" está cada vez menos consistente e menos integrado, porque parte do cimento desapareceu, a nossa interacção é cada vez menor, sentindo que, lentamente, à distância vai aumentando entre todos nós. E tenho pena porque são pessoas que continuam a ser bastante importantes para mim, mas parecendo que estão cada vez mais noutro Universo.
Ainda por cima com os meus "ciúmes" até posso pensar que estou a ser substituído por outros afectos ou que, eu próprio, estou noutros caminhos e noutros afectos. Mas como a Amizade é algo com muito peso e valor, certamente que tudo passará e, talvez, tudo se recupere e se possa manter. Claro que eu também não tenho feito qualquer esforço mas talvez me tenha cansado de ser sempre eu a tomar a iniciativa e se as pessoas tiverem vontade de estar comigo então que o manifestem.
Talvez me esteja a "afundar" em mim próprio, nesta sede de me descobrir, de estar comigo neste novo processo de aprendizagem, de auto conhecimento e Ainda de me estimar, amar e acarinhar. É isso que, neste momento, quero e desejo procurando que tudo o resto se integre neste rumo e que me possa trazer a FELICIDADE que preocupo há tanto tempo.
Mantenho o meu SORRISO contra ventos e marés, na certeza de que posso não estar certo em muita coisa, mas que em algumas certamente que poderei ter alguma razão, querendo que todos vivam a vida da melhor forma e maneira para que possas também ter a  FELICIDADE que eu desejo. 
PS: estou convicto que cada vez menos quero ser um peso ou um empecilho para quem quer que seja, porque na verdade ninguém tem que "levar" comigo apenas porque tivemos um passado em comum.

Sem comentários: