segunda-feira, junho 12, 2017

Apontamentos de Historia

Cordova, no século II A.C. Foi fundada pelos romanos que aqui se instalaram e ficaram até ao século IV D.C. restando Ainda vestígios da sua permanência, como seja a ponte romana e a torre ..... depois vieram os visigodos do norte que por aqui estiveram, construindo a primeira capela que Ainda se pode ver debaixo da Mesquita. 
Por volta do século VIII deu-se a invasão árabe - do califado de Damasco - e a expansão da cidade que se tornou a capital do califado Al-Andaluz e uma das principais cidades do ocidente. Chegou a ter 90000 habitantes, enquanto Paris tinha 40000 e Londres 30000. 
Esse califado é aquele que, na actualidade, os fanáticos querem reconstruir na península, esquecendo a tolerância, a inteligência e a harmonia que o califa da altura tinha, permitindo a coexistência das três religiões, muçulmana, judia ( que chegou a um primeiro ministro na altura) e a cristã. Tambem construi uma biblioteca com mais de 400000 volumes.
A Mesquita foi construída então, tendo 22000 e tantos metros quadrados, permitindo a oração conjunta a 44000 fiéis, para se ver a dimensão desta monumento. Montes de arcos e portas que permitiam a entrada e saída das pessoas mas que depois os cristãos fecharam para construírem capelas e santuários dedicados aos muitos santos de Cordova. 
Fernando III conquistou definitivamente a cidade aos árabes em 1200 e tal, altura em que a cidade estava no seu apogeu. Na Mesquita foi começado em 1580 a construção (e adaptação) da Catedral, porque os cordobeses não permitiram a destruição da Mesquita. Ao contrário de muitas outras mesquitas totalmente  arrasadas pela Inquisição espanhola, que durou entre 1400 e tal e 1800 e pouco..
O altar da capela é uma réplica da basílica de São Pedro no Vaticano, e é verdade, e o coro construído em madeira de cacaueiro, é imenso com mais de 100 lugares sentados.
Todo o conjunto é duma imponência e duns pormenores que não retive na totalidade, mas que justificam a sua classificação como património da Humanidade.



Sem comentários: