segunda-feira, maio 01, 2017

Dia do Trabalhador

1º de Maio... dia do trabalhador que apenas se começou a comemorar em Portugal depois do 25 de Abril. Todos estes feriados ou datas relacionadas com lutas de trabalhadores ou afins, eram proibidas no tempo do antigo regime. É sempre bom recordar às novas gerações estes factos para que, sabedores destas ideologias, percebam que o regime em que vivemos - democracia - pode ser mau ou ter os seus erros, mas hã algo de fundamental que temos e devemos preservar, a LIBERDADE.
Esquecemos muitas vezes o óbvio, o que agora temos e que damos por adquirido, sem pensar que temos de nos empenhar em defender aquilo que existe de bom e que nos permite viver a nossa vida.
Olhar em volta e ver todos os atropelos à Condição Humana, reparar na exploração do Ser Humana, de mulheres, de crianças., dos direitos mais elementares de todos nós. Percorre a europa uma onda de xenofobia, de populismo extremamente perigoso... Hitler começou assim e acabou a massacrar judeus, ciganos, doentes mentais, homossexuais, etc. E já há países a criar campos para estes últimos, o que é a negação da Democracia e do estado de Direito.
Vejo toda uma geração com menos de quarenta anos, nascida e criada em Democracia que não sabe como é viver num regime totalitário, como deve ser viver durante uma guerra mundial - e tivemos duas no século passado. Muitas coisas que damos como certas, podem desaparecer ou acabar por acção de ditadores, de populistas ou de outros afins. Temos de estar atentos e perceber a realidade deste Universo.
Leio e ouço quase todos os dias notícias incríveis, que são vistas com a maior naturalidade possível sem se reflectir acerca do seu significado. PAra nós a Coreia do Norte fica noutro mundo, os USA de Trump também, a China e a Rússia em constante violação dos direitos humanos, a miséria no Médio Oriente, o terrorismo, a exploração e humilhação de milhões de pessoas passam-nos muitas vezes ao lado, neste nosso egoísmo em que vivemos e nesta nossa zona de conforto em que estamos.
Mas tudo isto são realidades, são factos ou acontecimentos que terão, certamente, os seus reflexos na nossa vida e no nosso quotidiano pois quando o mundo for governado apenas por malucos, psicopatas e similares estaremos a precipitarmo-nos no caos e a perder aquilo que, hoje e agora, damos como certos.
Quando se anda, à noite ou madrugada,  nas ruas da nossa capital vê-se um movimento e uma liberdade total, em que as pessoas se sentem livres, capazes de prosseguir e comandar o seu destino. Evidente que há miséria, problemas e um rol de coisas a resolver, mas vivemos duma forma pacífica, democrática e em liberdade.
Tudo isto a propósito dum dia especial para todos os trabalhadores do Mundo, bem como para todas nós que habitamos este planeta que, muitas vezes, parece sem eira nem beira, mas apenas num ciclo de loucura, destruição, lei do mais forte, perda de direitos, mas também de deveres porque, infelizmente, há muitos que não sabem que para terem algo têm também de dar algo de si à sociedade em que vivemos. Mas é o mundo que temos, sendo muito difícil explicar a pessoas que nunca viveram outra realidade aquilo porque devemos lutar para manter o que temos.
Quanto a mim, dormi muitíssimo bem, acordei tarde e vou ficar por casa a "curtir" o feriado, a reflectir no que temos e devemos preservar e ainda a pensar na minha vida e na de todos, com um enorme SORRISO a caminho duma FELICIDADE que quero e desejo.
PS: ontem o jantar correu muito bem, sendo muito bom estes reencontros e a certeza de que a Amizade é uma constante da nossa vida.


Sem comentários: