Dia 13 de maio... dia de Nossa Senhora, dia de reflexão e de muita FÉ. Tanto mais que assistimos à visita do Papa Francisco que, com ele, trouxe um animo e uma frescura inovadora à Igreja. Na sua essência Pode não ter mudado muita coisa mas, pelo menos, nas atitudes e nas mentalidades, algo começa a mudar e a ser diferente. Talvez seja o primeiro passo, bem necessário, para que os conceitos, a postura e os actos mudem num mundo numa mudança permanente e super rápida.
Já li hoje um artigo interessante do MST, que, ao contrário de muitos outros não é de bota abaixo, mas sim de uma constatação interessante acerca da evolução deste nosso mundo. A diferença na forma de noticiar os factos como acontece hoje e há cem anos em que não havia internet, virtualidades mas sim palavras escritas e ponderadas. Havia factos, realidades e constatações... infelizmente, penso, como ele também o pensa, que a palavra escrita está a desaparecer para dar origem apenas e exclusivamente às redes sociais, às informações de computador, tablet, etc.
Lembro-me de há mais de 30 anos um amigo me dizer que num futuro seria tudo informatizado, não haveria livros físicos e todos estaríamos permanente conectados, leriamos pelo computador e muito mais que me parecia uma ficção... ficção que hoje é uma realidade, em que a maioria das pessoas mais novas nunca leu um livro, nunca teve o prazer de manusear um jornal, de o ler numa esplanada ao sol a beber seja o que for.
Ou seja, já tenho idade suficiente para me aperceber destas imensas mudanças e transformações que se manifestam em todos os aspectos da nossa vida e que, se têm muitos aspectos positivos têm também muitos negativos. O isolamentos de cada um, a falta de contacto entre as pessoas, o virtualismo da vida, as relações via redes sociais e muitos, mas muitos mais adversidades.
Claro que há aspectos, e muitos, positivos mas é pena que não se possa aproveitar todas as potencialidades do mundo moderno e do que temos para, duma forma positiva e real, se mudar a vida de muitos e muitos, sem destruir a vida de muitos outros. Porque a informatização facilita em muito a vida que temos, mas também destrói possibilidades, vidas e empregos visto que as maquinas nos vão substituindo em muita coisa.
lembro-me das primeiras vezes em que viajei, nos longiguos anos 70, em que era uma autentica aventura sair de Portugal e descobrir um mundo novo... era tudo diferente, havia um progresso imenso e sobretudo muita coisa que nunca tínhamos visto ou vivenciado. Agora onde quer que se vá, há de tudo semelhante ao que temos, as grandes cadeias multinacionais, e se não fosse a especificidade de cada sítio nem valeria a pena sairmos donde estamos. Talvez também por isso, e pelas facilidades existentes nos transportes, que se viaja cada vez mais para destinos distantes, Asias, oceanias, etc... e quase que com um estalar dos dedos tudo se faz.
Ou seja, neste imenso mundo em permanente evolução, transformação e evolução temos de nos adaptar mais e melhor ao que vamos tendo, na certeza de que o significado da vida vai tendo diversos tons, mas todos eles na busca da nossa FELICIDADE, acompanhado dum enorme SORRISO... este gesto de continuarmos a sorrir pode fazer toda a diferença e permitir que descubramos a vida em pequenos nadas, aproveitando tudo o que cada um de nós tem e as suas potencialidades internas.
Neste dia 13 de Maio um SORRISO muito especial para todas as mulheres e para todas as Mães, estando neste momento em particular com a minha irmã N que deve estar bem triste depois duma semana com um seu filho que regressa hoje de novo aos USA.
Sem comentários:
Enviar um comentário