quarta-feira, maio 03, 2017

Velhice

95 anos, uma vida longa, cheia de factos, acontecimentos, narrativas, estórias... muitas muitas coisas que ficarão para sempre encerradas nos meandros da minha Mãe. As estórias e as vivências que tem em si, permanecerão em si mesma, porque certamente que, com esta idade já não terá tempo para contar e narrar toda uma vida. 

Tudo isto porque ontem à minha Mãe teve o desgosto e a tristeza de ter de ir para um Lar, dada a dificuldade presente em arranjar alguém, competente, séria e honesta que se responsabilize por tomar conta duma pessoa desta idade.

Ontem deve ter sido imensamente difícil à minha irmã N tê-la deixado naquele local, e sei que ambas choraram muito, mas hoje já falei com a minha Mãe que está bastante animada, a gostar donde está e bem acompanhada.

É a vida e são os ciclos da vida.... há algo que corre na internet em que o ideal seria iniciar a vida pela velhice, depois idade adulta, adolescência, infância e finalmente terminarmos no orgasmo que nos deu origem. Seria bem melhor... 

O problema da velhice, da solidão, da falta de estruturas de acompanhamento e de muitos outros factos inerentes à este estado sênior da nossa vida, devia-nos fazer pensar em soluções, em resolver atempadamente estas questões; assim como pensamos na reforma, em acumular alguma riqueza para podermos desfrutar desses dias de lazer, também deveríamos pensar para onde podemos ir ou que podemos fazer para estarmos acompanhados sem dependermos dos nossos filhos, ambos, companheiros ou o que seja. Quero resolver essa questão brevemente....

Todos os estádios da nossa vida deviam estar acautelados, protegidos e, em cada altura, haver estruturas, meios e vontade de que as pessoas pudessem desfrutar o melhor possível da vida. Cada etapa tem os seus problemas, as suas benesses, as suas dificuldades e o seu encantamento...

Na fase da vida em que estou apercebo-me da rapidez dos dias, meses e anos, sabendo que, em breve, serei também uma pessoa idosa, com carências, dificuldade mas também e assim espero, com força e discernimento suficiente para tomar conta da minha vida.

Os feriados que ocorrem às segundas feiras atrapalham um pouco o nosso metabolismo porque parece que os das da semana estão trocamos; faço um esforço para me localizar no dia certo e seguir os horários habituais. E tem de ser assim mesmo.

Sinto-me cansado, apetece-me estar sem fazer rigorosamente nada, estirado no meu lugar do sofá como estive todo o feriado. Estarei deprimido ou apenas e simplesmente cansado de tudo e de mais alguma coisa. Ou apenas saudades e vontade de estar com alguém sem ondas, sem problemas e tranquilamente.


Um grande SORRISO, neste dia 3, que seria o aniversário da minha querida avó paterna que recordo com tanta saudade, na certeza de que com todos os que conheço e conheci é possível  alcançar a FELICIDADE.

Sem comentários: