quinta-feira, maio 18, 2017

Selectividade

Não tenho a certeza de que tudo se possa perceber ou compreender através da análise ou das associações livres mas sei que nas minhas análises vou percebendo mais e melhor o que sou, o que posso ser e os muitos caminhos que tenho a minha escolha.

Neste meu quotidiano vou aprendendo  com a vida, com as pessoas, bem como a não dourar ou embelezar cada uma das pessoas com quem me cruzo. Tenho de saber dizer não, entender os pequenos/grandes sinais que as pessoas dão, sem desprezar os avisos nem tentar que sejam aquilo que não são.

Ser bastante mais selectivo, conhecer primeiro, explorar o que tem de ser descoberto para só depois avançar, se for o caso, para outro patamar e não fazer como tenho feito. Partir duma ideia pré formada e depois ir-me apercebendo que não é o que quero nem o que desejo.

Muitas das minhas "traições" ou comportamentos são para me castigar ou para punir a figura paterna, bem como para conseguir conquistar esse amor que nunca tive. E que continuo a procurar constante e doentiamente.

Parece que sou sempre o "Pai" duma relação que trai, que não consegue amar e que quer subjugar tudo e todos pelo charme, pelo dinheiro, pelo prazer da conquista e da sedução. É mesmo o protótipo paterno..... e daí nunca me ter conseguido relacionar com pessoas mais velhas. Tudo tem a sua razão de ser.

Estou a retomar o contacto com pessoas que não via há muito, que fizeram de certa forma parte da minha vida, de quem quero continuar amigo, sem outro interesse senão esse mesmo. De Amizade e de estar a desfrutar do momento e da pessoa.

Não quero mais enveredar por caminhos sinuosos nem me forçar ao que quer que seja, sem ser mesmo aquilo que eu quero e desejo mesmo. Chega o que chega e basta o que tem acontecido.

Está na altura de me compreender cada vez melhor, de saber o que sou, o meu valor intrínseco e real, porque se tenho um lado bem negro, também sei ter um lado extremamente positivo, carinhoso e interessante. Mas neste preciso momento apenas quero estar comigo, perceber-me, amar-me e conseguir ter FELICIDADE de tão de mim, com este meu SORRISO cada vez mais empenhado, real e forte.

Sem comentários: