sábado, outubro 17, 2015

Memórias

Ontem foi o 65º aniversário do minha escola primária "O Lar da Criança", com um jantar num restaurante em Montes Claros e onde estive com alguns colegas e amigos do passado e ainda com família. Tivemos entre outros a presença do candidato presidencial MRS que, em pessoa, é bastante diferente do que parece na televisão, com uma presença física menos marcante.
Estive com família, numa conversa também animada e acerca de factos recentes e de pessoas com quem nos vamos cruzando. É curioso anda a enorme confiança que as minhas sobrinhas têm e depositam em mim, com comentários acerca de segredos íntimos e confidenciais. Gosto mesmo muito delas...bem como cada vez mais sinto uma enorme afinidade com a minha cunhada.
Quanto ao resto, sinto-me bastante pacificado, tranquilo e sobretudo com uma visão do presente e do futuro que me agrada imenso, porque, neste momento, tudo se parece conjugar para que consiga estar cada vez mais comigo e no meu silencio, com as pessoas de que gosto e com as que amo.
Bem como compreender, perceber e aceitar as pessoas, atitudes e factos que vão acontecendo, bem como utilizar o pensamento como principal força impulsionadora da vida, do presente e da nossa realidade. É essa uma das grandes diferenças que sinto e que, cada vez mais, me dá uma calma, uma tranquilidade e pacificidade que transforma completamente a maneira como me sinto e como encaro a vida.
É muito importante esta "nova" forma de estar e sobretudo de sentir, porque me permite um maior distanciamento das situações existentes, uma maior compreensão dos factos e sobretudo não agir precipitada e erradamente. Para além de que e ao contrário do que acontecia no passado não sinto qualquer necessidade de ir para além do que tenho e faço neste momento.
Ontem senti um resquício de algo muito relacionado com alguns dos meus medos e fantasmas do passado e da infância, ou seja, senti um sentimento de rejeição que me deixou bastante aborrecido. Felizmente que de imediato localizei esse sentimento, pensei nele, falei dele e ficou tudo devidamente esclarecido e resolvido.
Esta sensação de rejeição que por vezes vai ter à vitimização tem de ser entendida cada vez com maior intensidade e no momento para que não fique a "envenenar" o momento nem tão pouco a fermentar dentro da minha cabeça e a provocar danos que não têm razão de ser.
E essa imensa mudança faz, precisamente, a grande diferença entre o que fomos, o que somos e o que ainda conseguiremos ser... sinto-me duma forma diferente, mais maduro, mais compreensivo, mais preparado para a vida e sobretudo melhor comigo mesmo e com este silencio que estou a criar dentro de mim. Bem como consigo também aprender com quem me rodeia e duma forma que nunca pensei ser possível!
Estou num caminho que considero bastante certo e correcto, porque com verdade, sinceridade e compreensão de tudo aquilo que temos e que nos rodeia, conseguimos ter um SORRISO bem mais forte e intenso que nos faz feliz e nos dá uma enorme tranquilidade.









Sem comentários: