terça-feira, dezembro 16, 2014

Vida

Água mole em pedra dura tanto dá até que fura.... acredito na força deste provérbio visto que tenho reparado que, efectivamente, a força das convicções e da nossa razão faz com que as coisas mudem, as pessoas aprendam e ajam doutra forma.
Nunca temos sempre a razão, mas também é impossível nunca se ter razão em alguma coisa... a verdade está em ser complicado conseguir-se o equilíbrio e a aceitação das diferentes razões de cada pessoa...sobretudo quando a diferença entre as pessoas é abissal e imensa. E em que uma delas acha-se sempre dono e senhor da razão.
Mas adiante.... tenho e devo amadurecer e aprender a lidar com estas frustrações e estes contratempos da vida, seguindo em frente e estando aberto às mudanças naturais da vida e do quotidiano. Será que agora tenho que ser um dos tais velhos do Restelo sempre contrário à novos ventos e a mudanças ?
Parece e sinto que, muitas vezes, não consigo reagir positiva e eficazmente a determinadas situações, sobretudo quando elas mexem com fantasmas e receios profundos, bem como com injustiças e factos incompreensíveis para mim. Na verdade ainda há muita coisa para extrair deste inconsciente cansado e gasto de quase sessenta anos e de muita confusão e ruído permanente. 
Este silêncio actual, esta tentativa de estar diferente e de pensar doutra forma, nem sempre tem um resultado prático visível e por vezes deixo-me arrastar por um turbilhão de emoções e sensações que me descontrolam... a frio sei serem resquícios deste meu passado que nunca mais consigo encaixar devidamente se é que alguma vez o farei....
Também o facto deste distanciamento afectivo e directo com a minha maninha mais nova - em processo depressivo e de esgotamento - não me ajuda mesmo nada neste meu percurso porque não só sinto imensas saudades dela, como também acho uma injustiça a atitude dela e a sua forma de agir. Outra frustração não resolvida e outra não aceitação duma da.idade existente, contra a qual nada posso fazer.
São todas estas contradições, estes factos da vida que, para já e neste momento, não me deixam tranquilo, não me permitem gozar aquela felicidade que já experimentei tantas vezes e que tenho que trabalhar mais é muito para conseguir ficar cada vez melhor.
A verdade é que estes últimos dias me pareceu ter um retrocesso depressivo, com alguma pena e até quase a vontade de retomar o caminho já conhecido, de ajuda medicamentosa; mas depois pensei que teria que ter força, vontade e energia para vencer mais esta etapa.
E que com um SORRISO cheio de energia e vontade de vencer, serei capaz de vencer e conquistar a vida, bem como de "limpar" eficazmente o pó do meu inconsciente.

Sem comentários: