sábado, dezembro 06, 2014

Amizades

Afinal tenho um enorme passado, do qual aparentemente não me lembro mas que, nas alturas certas e sobretudo com as pessoas certas, aparece na sua plenitude e que me deixa desfrutar dum enorme bem estar.
Ou seja, ao contrário do que, muitas vezes, pensava ou sentia, tenho mesmo um passado cheio de memórias, emoções e pessoas que me acompanharam e fizeram parte integrante da minha vida e do meu quotidiano. Sobretudo numa fase tão importante como a adolescência e a entrada na vida adulta, profissional e pessoal.
Tudo a propósito do jantar de ontem com uma amiga que não via há mais de 20 anos e com quem tinha perdido o contacto... mas a força da nossa Amizade e memórias comuns sobreviveu a todos estes anos e foi como se estivéssemos estado ontem juntos.
A vida é que mudou radicalmente para ambos e as novidades foram imensas e em alguns sentidos, surpreendentes. Neste jantar e noite, esteve sempre presente pela sua ausência o terceiro elemento do nosso quotidiano da altura que foi extremamente importante mas que, pelos vistos, continua igual a si mesmo e envolto como sempre num enorme mistério. Foi a única nota negativa da nota, mas rapidamente ultrapassada pela conversa fluida, fácil e cheia de novidades, factos e uma narrativa de vida que seguiu caminhos completamente diversos dos previstos.
Quer num caso quer noutro seguimos vidas completamente diferentes da prevista nesses tempos de faculdade e de intenso convívio. No fundo apenas o nosso amigo ausente continua no caminho inicialmente traçado e previsto, na sua caminhada médica e certamente bem sucedida.
QUanto a nós, procurámos outras maneiras de estar na vida e sobretudo de sermos felizes e de conseguirmos uma realização pessoal e profissional. Acho encantador o nosso percurso, bem como a coragem das nossas opções e actuais estilos de vida. Em ambos os casos, e mesmo com todas as diferenças existentes, foi preciso garra, coragem e crença para mudarmos e alterarmos completamente a nossa vida e a nossa forma de estar.
Apenas posso constatar que são momentos destes que, provavelmente, me fazem falta e toda a diferença nesta minha rotina em que me sinto cansado das mesmas pessoas e sobretudo das mesmas coisas. Sinto que também estou à procura de novas emoções positivas e de novas vivencias, sobretudo se associadas a pessoas que fizeram parte da minha vida e que foram tão importantes para mim.
Também ontem estive a "whatappar" com um amigo bem recente com quem não falava há muito e que tentei ajudar imenso numa relação terminada logo após a nossa vinda da India. E há pequenas coisas que, efectivamente, não percebo e que caracterizam uma pessoa... apesar de tudo o que tentei fazer e no empenho que tive, bem como na atenção permanente e constante foi posto de parte e "esquecido" por um SMS enviado intempestivamente e já um pouco bebido que o levou a pensar algo totalmente diferente da realidade. E esse facto de que só tomei conhecimento ontem fez com que tivesse sido afastado e quase que esquecido.
Escusado será dizer que na verdade estas Amizades recentes nunca terão a força ou a intensidade das antigas e daquelas que têm um historial e uma vivencia de anos, sobretudo quando ficam reféns destas minudencias ridículas. Fiquei siderado e no momento em que li e apreendi essa realidade, automaticamente dei o nó final  no laço que já estava praticamente fechado.
Há pessoas que são bastante limitadas e egocêntricas, não percebendo as muitas nuances da vida, pelo que agora percebo o motivo e razões porque há relações que nunca poderão dar certas pela incompatibilidade de visões e de conceitos. Tenho agora a certeza de que as pessoas têm o direito de encontrarem o que procuram e querem para serem felizes e que quem tem uma vida interna intensa, sonhadora e ampla não pode certamente viver, amar e estar com outra com uma visão limitada, espartilhada e tão projectada nestas pequenas coisas inúteis.
A diferença encontrada neste jantar foi/é a vivacidade e a alegria, bem como a plena consciência do que existe e do que se tem, que nos permite estar de bem connosco próprios e com a vida. Quando digo que adorei o jantar, foi também por esta imagem de vida, por esta força de caracter que encontrei e pela felicidade que senti nesta minha amiga. E fazendo o paralelo entre nós, acho que ambos tivemos uma enorme coragem e força para mudarmos e termos a vida que queríamos e que nos permite ter a FElicidade que todos procuram.
Senti que, afinal, tenho um passado rico de acontecimentos e de factos e que tenho e construí uma vida com sentido e significado de que nem sempre me consigo dar conta e ter a plena consciência. Foi bom sentir isso e sobretudo saber que valeu mesmo a pena
Assim como vale a pena continuar este caminho de procura das coisas que nos dão Felicidade e Alegria... apenas isso nos faz continuar vivo e manter o nosso SORRISO com energia, positividade e principalmente sermos nós próprios. Encontrarmos o nosso SILÊNCIO interno, a nossa identidade deixando de fora o enorme ruído desnecessário e inútil que muitas vezes tenta ocupar um espaço que não existe.
ACredito mais na vida, na Felicidade e ainda neste SORRISO que tento ter comigo sempre e em todos os momentos da minha vida... espero conseguir continuar neste caminho e com a presença destes "novos/velhos" amigos certamente que será muita mais fácil e simples.
Just more a word... I had loved this dinner and be with my friend ! Ma sobretudo por tudo aquilo que ela me disse, contou e pela sua enorme força e vontade de viver. Um especial SORRISO para ela.

Sem comentários: