domingo, dezembro 28, 2014

Sentimentos

Em Sesimbra, de passagem para a costa alentejana onde passaremos o ano! Tempo seco e bastante feio, como eu gosto é que me faz lembrar outros tempos, outras épocas e pessoas, nomeadamente a "nossa" quinta em Sto André!
Soube agora de mais um ruir duma família, o que me leva a pensar que 2014 foi efectivamente um mau ano para as relações porque tenho visto "desaparecer" muitos casais e relações aparentemente sólidas.
Na verdade, a vivência dum casal (seja qual for o gênero ) é algo de bastante complicado, de uma exigência constante para que se consiga manter o Amor e a união entre as pessoas. Ao longo do tempo, as pessoas têm que fazer um esforço para se manterem perto e próximas, arranjando causas comuns, interesses partilhados e um convívio permanente.
Naturalmente e ao longo dos anos, e ainda mais nos tempos actuais em que o facilitismo parece comandar a vida, é necessário, força, perseverança e coragem para assumir responsabilidades, manter uniões e fortalecer o Amor.
Parece ser mais fácil começar uma relação sem bases ou estrutura do que pensar essa mesma relação, estruturá-la e construí-la duma forma duradoura. Como uma casa, deve-se também, numa relação, começar pelos alicerces e ir cimentando a pouco e pouco o resto da habitação ou relação e não passar imediatamente para os andares superiores ou decora-la antes de estar bem comentada.
A rapidez dos dias, a falta de tempo para se pensar e ajustar o que sentimos à realidade, bem como a avalanche de factos, emoções e sensações que vamos tendo ao longo da vida, dificulta imenso a "digestão" do que nos acontece, o que acompanhado pela falta de pensamento e/ou pelos nossos fantasmas de vida, leva a rupturas, a choques imensos e a situações extremas.
Muitas vezes a verdade é que, também a nossa própria indecisão interna ou falta de consistência própria, nos deixa como que abandonados à beira da vida e dos factos, mas nem sempre somos capazes de lutar contra esses objectos internos e ter o discernimento próprio para os vencer.
Em determinadas personalidades, tende-se a centrar tudo, ou quase tudo, em nos próprios e é apenas com muito esforço e empenho que conseguimos com que o nosso pensamento trilhe outros caminhos e procure outras explicações. Sofre-se e ressente-se por não se aperceber de que o caminho pode e é, muitas vezes, uma auto-estrada com vários sentidos, saídas ou entradas e não um caminho unilateral, único e apenas com uma direcção. Direcção essa que não é, a maior parte das vezes, a mais correcta ou a mais acertada.
A mente humana é duma enorme complexidade e ainda há imenso por descobrir, mas felizmente que os sentimentos que unem os Homens ou os destroem são e serão sempre os mesmos. O Amor, a fraternidade e a compreensão aquecem-nos e dão-nos a vontade de continuar, de manter as relações, bem como de nos integrarmos nesta Humanidade tentando fazer o que pudemos para a melhorar, ajudar e construir algo de melhor, de preferência sempre com um SORRISO.
Pelo contrário, o ódio, a incompreensão, a raiva e a intolerância entre os Homens leva às guerras, aos abandonos e à falta de comunicação entre as pessoas com a lenta destruição das bases da Humanidade. Se lado a lado as pessoas não conseguem manter a Paz e a Harmonia, como será possível ter um mundo melhor e num caminho positivo para todos.
Felizmente que pertencemos a uma minoria que consegue ter muito mais do que o necessário para viver, mas mesmo assim nem sempre temos o discernimento necessário para vivermos com Felicidade, alegria e aquele SORRISO que deveríamos ter sempre, pois a nossa natureza humana é, por si mesmo, insatisfeita e imaterial.
Apenas com muito boa vontade, muito pensamento e regras de vida conseguimos mesmo "aceitar" o muito que temos, na certeza de que temos o necessário é suficiente para a nossa vida e para podermos contribuir para o bem comum e para os que nada ou pouco têm... se conseguirmos transmitir calor aos outros que nos rodeiam, seja com acções, seja com um SORRISO, então talvez a nossa  passagem por este tempo seja útil e proveitosa para todos. 
Mas temos que perceber cada vez melhor o nosso objecto interno para que possamos interagir duma forma positiva com todos os objectos externos que nos bombardeiam constantemente... que sejamos capazes de crescer e amadurecer nestes tempos e que o nosso SORRISO seja uma constante da nossa vida e ainda mais no novo ano que se aproxima...

Sem comentários: