quinta-feira, dezembro 25, 2014

Natal

Natal, dia 25 de Dezembro, dia (supostamente) de Alegria, Felicidade e Paz, em que todos deveríamos estar irmanados do mesmo espirito e estado.
Nestas alturas, deveríamos pensar mais nos que sofrem e naqueles que têm mesmo nada, bem como em todos aqueles que, nestas alturas, estão sozinhos e longe do Amor e do carinho de Alguém.
No consumismo desta época, no centrar as atenções no supérfluo deixámos que o Natal deixasse, em parte, de ser aquilo que realmente é: uma festa de família, de Amor e de paz.
Parece que cumprimos um ritual, que estamos de corpo mas não de espirito presente a pensar não no que o Natal deveria mesmo representar mas antes no que ele se transformou... será que conseguiremos alguma vez repor o verdadeiro espirito desta época ou continuaremos nesta senda de em que nos encontramos.
Lembremo-nos dos muitos que nada têm, dos que (não) vivem mesmo, dos que não têm absolutamente nada e que vivem nas ruas ou algures sem a dignidade que todos os seres humanos merecem e deveriam ter.
O caminho que estamos a seguir neste século XXI não será certamente o melhor para alterarmos o status quo da Humanidade, nem será certamente a melhor forma de mudarmos o estado de milhões de seres humanos que mereceriam estar noutras condições; não me parece suficiente, nem o é, certamente, apenas aquilo que se faz nesta altura, com umas ajudas extras, uns almoços ou jantares em que apaziguamos a nossa consciência para se poder voltar aos nossos hábitos e tornar a esquecer todos aqueles que deveriam estar sempre no nosso espirito.
Efectivamente também não estou na minha melhor forma e estado, mas são épocas que são simultaneamente de Alegria e felicidade, mas também de alguma nostalgia e tristeza, pelos ausentes de quem sentimos a falta ou dos presentes com quem podemos não estar na mais perfeita sintonia.
Recordo com saudades outros tempos, outras alturas e muitas pessoas que ou já não estão presentes ou se foram afastando por este ou aquele motivo; constituem no fundo grande parte da minha vida, do meu passado bem como do meu futuro.
Sou uma amalgama das muitas influencias que tive e felizmente que tenho encontrando ao longo da minha vida, muita gente merecedora e digna, como, por exemplo, comprovei há pouco tempo com o retomar de Amizades "submersas" mas sempre presentes no nosso coração. Num flash passam-me pela cabeça os muitos Natais que já tive, as muitas pessoas que deles fizeram parte, bem como das muitas emoções, sensações e episódios que tive ao longo destes quase sessenta anos de vida...
Sei que fico sempre mais triste e nostálgico nesta época do Ano, por motivos vários e neste ano em particular por estar num período de transição e não sentir que me compreendem como eu gostaria, nem que consigam ver as diferenças existentes. Talvez não esteja de bem comigo e com aquilo que (ainda) sou, mas sei que sou capaz de seguir este caminho de mudança e de transformação.
Quero para mim, para os que Amo e estimo, bem como para todos os Seres Humanos mais Amor, mais compreensão e ainda a possibilidade de todos terem a oportunidade de concretizarem os seus sonhos e desejos de vida; só na realização do que queremos e desejamos poderemos ser efectivamente felizes e Homens.
Que hoje, dia 25 de Dezembro de 2014, o meu SORRISO consiga chegar a todo o lado e aquecer o coração de todos nós, na certeza de que a Felicidade e o Amor são possíveis e "facilmente" concretizáveis se assim o quisermos e fizermos por isso.
Que consiga neste Novo Ano de 2015 concretizar os meus desejos e vontades de vida, neste (difícil) caminho que iniciei e que que quero/devo continuar principalmente para me poder reencontrar e descobrir também o "caminho do meio"... e não o tudo ou nada em que tenho vivido, nem neste mundo infantil de birras e de mimos que dificultam e muito o nosso quotidiano.
Que consiga, em cada minuto, crescer e tornar-me cada vez mais consciente do que sou, do que quero e do que, certamente, irei alcançar... com a minha força de vontade e o meu SORRISO tenho a certeza de que o conseguirei.




Sem comentários: