quarta-feira, dezembro 03, 2014

Natal

Estou cansado desta gripe/constipação que não me larga de forma alguma.... desde o fim de semana que assim estou é mesmo com tanta medicação continuo a não me sentir muito bem. Mas há-de passar e certamente que voltarei a ser "gente"...
Porque será que me sinto sempre tão febril nestes dias sem ter efectivamente tanta febre assim e me deixar esta sensação de estar quente e prostrado...
Sobretudo é este cansaço, este imenso cansaço que me faz ficar completamente inerte e sem qualquer vontade de coisa alguma. Mas tenhamos esperança de que consigamos ultrapassar este ponto rapidamente.
Felizmente que já estamos em plena época natalícia e de que dias de férias e de lazer se aproximam veloz e rapidamente. Mesmo assim, este ano, os dias estão meio trocados e estou a trabalhar em dias que nunca trabalhei, mas nada é sempre igual ou eterno.
Sinto uma necessidade imensa de estar longe, de me ausentar de tudo e de mim próprio para me reencontrar algures onde quer que seja, longe deste quotidiano e desta rotina sempre igual a si mesmo.
A nossa casa esta já toda enfeitada para a época, bem com muitos presentes na árvore de Natal e alguns ainda a chegar por terem sido encomendados e personalizados. Outros ( pouquíssimos ) ainda estão para serem comprados este fim de semana.
Como tem sido hábito dos últimos anos, estou curioso por ver a reacção das pessoas aos presentes e ao escolhido, visto que cada vez tenho mais cuidado com esses ditos presentes e com a sua personalização, tentando sempre escolher ou fazer algo que me agrade, bem como à pessoa a quem se destina.
Comecei realmente a dar importância aos pormenores e aos presentes desde que os meus filhos nasceram e que via na cara deles a satisfação e a alegria ao abrirem os presentes e serem surpreendidos pelo que recebiam. Era a melhor parte do Natal.... é assim continua.
Infelizmente julgava que estava de férias mais tempo nesta altura mas como tive que ir trocando uns dias pelos outros, apenas entro de férias dia 30 de dezembro até dia 4 de janeiro, como acabei agora mesmo de confirmar e de alterar. Pela primeira vez em muitos anos, venho trabalhar dia 26 de Natal, dia que detesto e que muito raramente trabalhei. É um dia estranho e no qual não se devia mesmo trabalhar, mas nem sempre se pode fazer o que gostaríamos.
Ontem envolvi-me numa pequena discussão no facebook acerca dum caso clinico que, apenas confirmou as minhas ideias acerca do estado actual da nossa arte e dos nossos colegas. Vaidades, certezas absolutas, ciência a cem por cento e esquecimento do lado humano, dum certo empirismo e duma arte que acho importantíssima mesmo. Há o primado da teoria e ainda do querer sempre ser melhor do que o colega do lado... O pior ainda é este querer  "esmagar" os colegas e não admitir que o mesmo problema pode ter várias soluções. 
Isto é, falta de humildade e de capacidade de raciocínio, bem como da vontade absoluta de se querer ter sempre razão. A Medicina continua a ser, para mim, uma arte para além duma ciência!  E esse conceito faz toda a diferença....
Para já, um grande e enorme SORRISO cheio de vontade de estar física e mentalmente em condições de desfrutar destes dias de festa e de conseguir alcançar a minha Felicidade.

Sem comentários: