segunda-feira, dezembro 29, 2014

Ano Novo

Estamos a dois dias do final do ano... nestes dias de descanso, tranquilidade e muita calma faz-se um balanço do que se passou e também projectos para o novo ano.
Neste novo ano que se aproxima veloz e rapidamente, quero dar corpo e realidade a determinados projectos que tenho há muito, como seja, envolver-me numa acção de voluntariado dirigido sobretudo a jovens, bem como estudar, aprofundar e perceber as diferentes religiões existentes ou filosofias que orientam a humanidade.
Profissionalmente apenas quero manter o que tenho e tentar cumprir o melhor que sei é posso, mas sem grandes exigências ou alterações ao que já faço, apesar do clima ser, muitas vezes, adverso e pouco positivo. Mas tenho que encontrar em mim a força necessária para ultrapassar tudo isso.
Evidentemente que 2015 será também a continuação do consolidar da minha identidade e objecto interno, com um aprofundar crescente da minha análise e das minhas descobertas. Na verdade espero que possa neste novo Ano sentir mais calor e mais conforto em mim mesmo e naquilo que sou.
Muitas vezes sinto-me numa espécie de terra de ninguém, sem me perceber e também compreender as outras pessoas, num manifesto desconforto e arrefecimento interno. Há alturas da vida em que, não estando bem connosco próprios, é evidente que também não o poderemos estar com os outros e ainda menos se também alguns desses outros não fizerem um esforço para nós entenderem ou alcançar.
Talvez seja uma quadratura do círculo aquilo que gostaria de ter ou de ser uma utopia, mas a verdade mesmo é que acredito que as pessoas possam ser "aquecidas" e confortadas pelos objectos externos, necessitando em primeiro lugar de estarem internamente resolvidas e confortadas. 
Neste momento são muitas as dúvidas que tenho acerca da vida, de mim, das pessoas e de muitos factos, sem saber exactamente o que quero ou o que gostaria, mas com a certeza de que me falta muito para me compreender a mim próprio e dai aos outros. O que não impede que esses mesmos outros possam esforçar-se por trazerem um pouco de calor ao meu mundo.
Por vezes e nestes últimos tempos muitas vezes mesmo, pareço estar num carrossel constante de emoções, sentimentos e sensações que vai fazendo o seu caminho em direcção desconhecida e com consequências imprevisíveis. É mais um carrossel, tipo montanha russa que tem um início mas cujo fim não se consegue ver ou perceber. É bastante estranho pelo desconforto que isso me faz.
Para isso, deviam estar mais atentos e abertos a uma realidade e a uma verdade que, provavelmente, lhes custa a entender e a perceber visto que a sua conflitualidade e objecto interna ainda não está suficientemente desenvolvida para que isso seja possível. Fecham-se nas suas verdades, nas suas mistificações e não conseguem ou não querem sair dessa zona de conforto. É tudo isso tem custos e consequências.
Li há pouco no Facebook o "grito de revolta" duma pessoa que diz não se ter ainda encontrado aos 38 anos de idade e que o novo ano vai ser precisamente esse ano de descoberta e de luta por uma identidade própria. Achei curioso porque ela usa expressões e frases que eu subscrevo totalmente e felizmente que vai havendo um número crescente de pessoas a entender que a mudança é fundamental e que tem que começar por nós próprios. Sem essa mudança de paradigmas internos, dificilmente se conseguirá mudar seja o que for no nosso exterior e no nosso mundo.
Mas esqueçamos estas problemáticas e estas interrogações contínuas e constantes e tentemos ter o nosso SORRISO interno, quente e tranquilo que se projecte em todos aqueles que Amamos e Estimamos.
Mas será que alguma vez teremos a certeza do que somos, do que efectivamente queremos e temos, bem como alguma vez nos sentirmos mesmo aquecidos devidamente no âmago da nossa identidade? Sinto que é algo extremamente difícil de alcançar mas não impossível... apenas se tem de encontrar as pessoas certas nas alturas certas e ainda mais importante e fundamental fazer o nosso caminho interno e a nossa descoberta intrínseca e verdadeira.
Sempre com um SORRISO e um empenho muito especial e forte... que consigamos neste Novo Ano ter um maior equilíbrio interno e compreender o que somos e para onde vamos ! 

Sem comentários: