quarta-feira, dezembro 17, 2014

Morte

A morte aparece de repente e sem aviso, sendo das poucas ou únicas coisas em que há uma certeza. Quando nascemos, já sabemos que a Morte lá estará um dia à nossa espera.
A perda dum ser, da nossa Mãe ou Pai ou de alguém próximo, que nos acompanha toda a vida, nos deu origem, nos orientou, nos Amou e sacrificou por nós.
Conheço muitíssimo bem está família, a ligação existente e o vazio que vai ser criado coo esta morte. Foram companheiras inseparáveis e foram muitos os momentos  amargos que tiveram, assim como também foram bastantes as alegrias partilhadas. 
Nesta hora, em que se perde alguém extremamente importante, acabamos a pensar e reflectir na nossa própria existência e no valor relativo ou absoluto do que temos e nos rodeia. Muitas vezes, damos realce ao que não tem qualquer força e esquecermo-nos do que realmente interessa, como a solidariedade humana, a Amizade é o Amor entre os Homens.
Esta perda remete-me para a maior perda que tive até à data é que ainda hoje, ao fim de mais de 6 anos, ainda me pesa e me custa. Curiosamente hoje, ao acordar estive a recordar esses momentos.... coincidência ou algum tipo de percepção como as que tenho!
Também me lembrei do falecimento da minha avó materno em pleno dia 24 de dezembro dum ano longiguo, em que, naturalmente,tivemos um Natal bem triste e estranho. Tanto mais que recordo a vontade de alguém, estranho à família mas fiel ao seu carácter, querer fazer um Natal igual aos demais e pouca ou nenhuma importância dar a esse facto é ao desaparecimento duma pessoa que nos era querida.
Cheguei a algumas conclusões e muitas delas não são muito abonatórias para mim mesmo, como terei oportunidade de esclarecer hoje durante a minha sessão; efectivamente preciso ainda de muita análise, muito pensamento e muito entranhar das realidades existentes.... muitas vezes não gosto do que sinto bem do percepciono, mas também a verdade é que o mundo de hoje perdeu muitos dos valores reais e verdadeiros que dão importância à vida.
Sejamos o melhor que pudermos e estejamos atentos ao que nos rodeia; tentemos fazer melhor todos aos dias e sobretudo fazer BEM aos outros e a quem nos rodeia e Ama. Para isso temos e eventos acreditar em nós próprios e naquilo que somos capazes, bem como no que temos dentro de nós. 
Sem essa crença e sem essa Fé, dificilmente se consegue ir mais além e consolidar a nossa identidade, o nosso Ego e o nosso caminho.... acreditar, pensar, sentir e estarmos bem serão talvez as chaves para a nossa felicidade e bem estar. A dificuldade é, como sempre foi e será, conseguir manter esse caminho e/ou criarem-se novas auto estradas neuronais que nos permitam progredir, crescer e amadurecer.
Preciso mudar, alterar o que sinto duma forma para poder passar a outra etapa e deixar esta sensação de que nada vale a pena ou pelo menos de que temos de encontrar o nosso caminho. O caminho que nos leve à Felicidade e ao que mais queremos.
Com essa certeza, com esta nossa vontade de caminhar e de progredir, bem como com a capacidade que queremos ter de acreditarmos em nós próprios, certamente que o nosso SORRISO será melhor, mais aberto e abrangente para todos mas principalmente mais sentido por nós próprios.
Deixemos os velhos do Restelo algures e tornemo-nos empreendedores e capazes de mudanças e de irmos mais além, sempre com força, FÉ e o nosso SORRISO.
PS: Para a minha querida amiga um grande beijinho e para a sua Mãe, que tão bem conheci, a certeza de que estará bastante melhor algures onde agora se encontra. Beijinho e até sempre.

Sem comentários: