sábado, dezembro 20, 2014

(Novas e Velhas) Amizades

A capacidade de manter as velhas Amizades e de adquirirmos novas, com pessoas fabulosas e super interessantes é sinal de que somos igualmente interessantes e capazes de ter um dia a dia social e afectivo preenchido e feliz.
Ontem, foi mais um desses dias em que juntámos a minha mais antiga amiga, com o nosso mais recente amigo e foi uma noite interessantíssima.... quase uma noite de análise da vida, dos nossos traumas e problemas e sobretudo uma conversa excelente e franca. Só faltou mesmo o meu analista para orientar as problemáticas e dar as suas orientações.
Simplesmente adorei porque são destes momentos que preciso para desanuviar e saber que estou vivo, tanto mais que preciso mesmo de desanuviar daquele clima profissional em que vivo e trabalho.
Foram horas de conversa, de desabafos e principalmente duma verdade, franqueza e alegria que me (ainda) surpreendeu pela novidade que (ainda) representa para mim este tipo de convívios e de conversas. Diálogos abertos, sinceros e amplos em que tudo é abordado sem tabus ou preconceitos e que deixam um imenso rasto de felicidade e alegria.
A ausência sentida do meu analista neste jantar faz-me pensar bastante na facilidade com que, afinal, todos nós conseguimos ir exprimindo o que sentimos, o que fomos e somos e se, houver verdadeira Amizade e Afinidade entre as pessoas é facílimo criar-se este clima que ontem tivemos.
Porque será que temos tanta dificuldade em valorizar estes pequenos momentos e estas entregas incondicionais das pessoas, deste depositar de confiança e de verdadeira Amizade, que nos permite ter momentos tão bons, simples na sua complexidade e tão gratificantes.
Porque será que tenho tanta dificuldade em aceitar estas dádivas que tenho a sorte de ter na minha vida e que, cada vez mais, sou capaz de reconhecer como coisas boas, agradáveis e extremamente importantes para mim e para a minha vida presente, bem como a reestruturação existente na minha identidade e na minha forma de estar
Efectivamente a nossa capacidade de entrega e de dádiva é tanto maior, quanto mais nos conhecemos, nos identificamos connosco próprios e com a nossa vida e temos a vontade de sermos nós próprios, com a interiorização desses mesmos valores.
Felizmente que tenho(temos) a sorte destes momentos de grande descontração e felicidade que, apesar da sua aparente limitação, são duma extrema importância e bastante gratificantes. Que sejamos capazes de ter ainda durante muito tempo estes momentos e que consigamos manter os nossos verdadeiros Amigos durante muitos e bons anos...
A minha descoberta de que é possível ser (também) feliz destas formas, com os amigos, com uma conversa e com estes momentos tão agradáveis deixa-me não só com a certeza de que a vida merece ser vivida, como com um SORRISO ainda maior e mais aberto nesta época natalícia em que devemos dar muito mais do que recebemos. Um SORRISO para este Universo onde vivemos e a esperança de que todos consigam momentos de felicidade e de alegria.




Sem comentários: