segunda-feira, julho 28, 2014

Semana

Começa mais uma semana.... vamo-nos aproximando cada vez mais das frias e da viagem com que sonho há tanto tempo. Estamos a um passo apenas de realizar um sonho antigo !
Neste fim de semana senti-me bastante perdido e desorientado, com uma enorme necessidade de interiorizar factos ou emoções e de estar completamente só visto que me sentia internamente mal. Talvez as causas sejam múltiplas ou apenas seja o acumular, uma vez mais, de coisas mal resolvidas ou até uma percepção de que algo não estaria a correr bem algures, como efectivamente soube mais tarde pela minha irmã P.
Em rodapé, devo confessar que nunca acreditei muito numa mudança efectiva e real da MB, pelo que o sucedido deste domingo não me espanta mesmo nada; infelizmente o registo e o padrão mantém-se e há coisas que nunca se alterarão; poderá haver nuances de comportamento ou tentativas de alterar, mas em certas idades e perante determinadas patologias evidentes, não se muda sem um tratamento ou intervenção especializada.
Infelizmente chego à conclusão de que as pessoas são o somatório de muitas coisas, factos, influências e até circuitos neuronais repetidos que, sem ajuda, dificilmente se modificam. A confabulação, as invenções e os rancores de certas pessoas mantém-se e  são uma constante dessas mesmas pessoas, que colhem aquilo que sempre foram ao longo da vida.
Espero sinceramente conseguir dar-me a volta, de modo a perder algumas das minhas matrizes mais negras e sobressair as mais positivas e benéficas. Pelo menos, gostava de me equilibrar, encontrar a minha identidade ( que já esteve bem mais perdida) e ainda manter o círculo de pessoas que Amo e estimo para me acompanharem nestes anos futuros.
Senti bastante que ainda preciso de "crescer" bastante mais e ainda de amadurecer o necessário para aguentar estes embates e resistir aos embates dos objectos externos que ainda me desestabilizacao imenso. 
Já tinha percebido que o meu processo de maturidade não está completo e que necessito ainda de processar imensa coisa e de perceber muitas mais, na certeza de que esta maturação leva o seu tempo e não tendo sido feita ao longo do tempo, será agora mais demorada a sua concretização. Ou seja, esta enorme dependência de alguns objectos externos que me corroem internamente, tem que ser rapidamente alterado através duma maior confiança em mim próprio e em acreditar nas minhas potencialidades e valor acrescentado. 
Um dos meus "problemas", entre outros, é precisamente esta permanente dúvida acerca de mim mesmo e esta incapacidade em acreditar em mim próprio,principalmente em certas alturas em que me sinto mais abanado e estranho.
Este fim de semana percebi completamente a vontade que a minha irmã mais nova tem de, por vezes, ficar sozinha para se poder recentrar e reequilibrar, com tempo para si mesmo e sem projectar as suas dúvidas ou mal estar naqueles que connosco estão e que nada têm a ver com o nosso mal estar interior. 
É evidente que poderia ter vontade de fazer algo diferente, mas que sei não seria bem recebido nem aceite, pelo que nem falei acerca disso. Também não era isso que faria a diferença mas acho que teria ajudado a ficar melhor. Como disse, preciso de alteração de rotinas e por vezes, de coisas diferentes e não do mesmo quotidiano e padrões. 
Até percebo, compreendo que seja difícil para as outras pessoas perceber ou ter a noção do que deve ou poderia ser feito, mas uma atitude passiva, complacente e de até duma certa vitimizacão não será certamente a melhor atitude; pelo contrario, nestas alturas preciso de alguém dominante, exigente, com iniciativas para mudar o clima sem ser com constantes perguntas acerca do que se passa ou num silêncio permanente e ensurdecedor. 
Sei que é complicado, percebo a dificuldade de pôr em prática estes desejos, mas não me parece impossível....
Na verdade a complexidade das pessoas é enorme e difícil de lidar, visto que cada situação é diferente , tem os seus contornos próprios e as suas subjectividades, pelo que, muitas vezes, nem os próprios se conseguem entender.
Mas com força de vontade e um enorme SORRISO temos que ultrapassar todas essas dificuldades e prosseguirmos a nossa vida o melhor possível, na busca da realização e felicidade.

Sem comentários: