quarta-feira, julho 09, 2014

Azares

Ontem foi uma surpresa a goleada do Brasil bina Copa do Mundo visto que estamos habituados a ver a selecção desse País como invencível, ganhadora e lutadora. Ontem sofreu sete golos no que foi o chamado jogo horribilis do Brasil.
E precisamente por ser Brasil, muita água irá correr e muitas alterações ocorrerão...  ao contrario dos nossos brandos costumes, por lá deverá haver quase uma revolução visto que o futebol tem um papel central na vida dos brasileiros e estas hecatombes são devidamente penalizadas e os seus intervenientes castigados. Provavelmente até teremos a saída do Scolari de treinador pois pelo que ouvi ontem ele não conseguiu preparar a equipe contra a Alemanha e assim evitar a goleada e a humilhação.
Este facto pode servir de exemplo de como o que parece garantido ou assente, não o é, visto que nem sempre as evidências são o que julgamos e podemos surpreender-nos com o que acontece. Assim. Me acontece às vezes com as pessoas e a com a realidade em que penso diferentemente daquilo que é mesmo o existente.
Isto é, nem sempre as pessoas são o que parecem e até pelo contrario muitas vezes são o oposto do que pensamos e julgamos; muitas vezes apenas em situações anômalas e fora do comum é que nós damos conta do que efectivamente são, bem como também muitas vezes os factos ou acontecimentos são diversos do que pensamos, devendo ter o cuidado de analisar e de desconstruir esses mesmos factos. Só assim poderemos ser justos, correctos e ter a postura certa no nosso quotidiano.
Perceber ainda que o Universo não gira apenas à nossa volta, mas sim ao redor de todos e de tudo, pelo que devemos saber das nossas limitações e do nosso lugar... é difícil perder velhos hábitos e formas de pensamento enraizados há muito, mas com esforço e empenho haveremos de conseguir e de realizar.
Tudo na vida se desenvolve nestas voltas e contra voltas, tendo que nos habituar a pensar e a reflectir no que nos rodeia e na forma como vivemos e nos relacionamos, visto que talvez seja uma das melhores formas de estarmos na vida e no Universo.
Foi agora falar com uma colega acerca da minha variada sintomatologia e sinceramente, quase que me senti humilhado pela pouca atenção dispensada e sobretudo pelo diagnóstico ligeiro feito. Até tinha tão boa impressão desta colega que fiquei espantado, mas mais uma vez as aparências não são o que parecem e até pelo contrario, podem ser o oposto do que pensávamos.
Cada vez mais acho e sinto que não tendo expectativas, não tenho desilusões ou sofrimentos pelo que talvez se não esperar nada, consiga ser surpreendido pela positivo e dar valor ao que efectivamente tem mesmo valor. De resto, é deixar andar o melhor possível e tentarmos sermos nós próprios. E, tendo "descoberto" recentemente ter uma identidade própria e válida, aproveitar esse facto para me recentrar e perceber-me cada vez melhor e mais positivamente.
Um grande e luminoso SORRISO neste dia de meio da semana, na certeza de que somos nós que fazemos acontecer e desenvolver-se o nosso presente e que este mesmo presente será tanto melhor quanto nós mais e melhor nos empenharmos.
PS: vimos no outro dia um filme acerca do aparecimento da SIDA na comunidade gay nos USA e nas dificuldades que houve em reconhecerem essa epidemia, começar a ser estudada e a dar-lhe a importância que deve ter. Dá-nos a realidade desse mundo nos anos 80, que era algo assustadora pela dimensão da inconstância e falta de valores éticos e morais. Impressionante!


Sem comentários: