quinta-feira, julho 03, 2014

Diferenças

Hoje inicio de dia bem diferente do habitual... por motivos vários, vim a pé de minha casa, tendo levado "apenas" 15 minutos no percurso. Gostei e acho que o vou repetir  mais vezes porque me faz bem fazer exercício físico e ainda apanho sol, ar e vejo movimento e pessoas.
Tenho andado um pouco "distraído" da minha actividade física e desde que deixei de trinar com o meu querido amigo ML, nunca mais fiz ginásio duma forma seguida e constante, porque me habituei de tal forma a estar com ele que os outros me parecem insuficientes.
Por isso, este caminhar até ao consultório neste tempo primaveril e por enquanto solarengo é um principio para continuar e assim iniciar também neste campo um novo caminho. A verdade é que me  sinto ligeiramente mais revigorado e com melhor disposição.
Ontem, depois de ler e analisar um email enviado por alguém muito íntimo do meu passado já algo distante, verifico que há a repetição de padrões e de rituais na minha vida e naqueles que fazem e faziam parte dela. Assim há o aspecto da vitimizacão e da agressão gratuita, copiada fielmente da minha mãe e dos seus comportamentos habituais, bem como a constante atitude de me querer culpabilizar de tudo e mais alguma coisa.
Há uns tempos este esquema funcionaria na perfeição, mas agora não me faz qualquer diferença, visto que tenho noção deste processo e a consciência completamente tranquila acerca daquilo que sempre fiz e tenho feito pelos meus filhos. Apercebi-me até que, da resposta que dei por escrito, fiz e dei muito mais do que, se calhar deveria, visto que podia e queria fazê-lo. 
Tenho pena que não seja reconhecido e valorizado por quem deve, mas também esse aspecto está devidamente arrumado, percebendo que o que se faz é para o nosso consumo interno, sem a necessidade do tal reforço positivo dos objectos externos.
A verdade é que, o facto de me aperceber destas realidades e esquemas ( utilizados inconscientemente pelos outros) é excelente para poder ultrapassar isso, para além de que deixei de sentir o eterno e sempre presente sentimento de culpa e de remorso, o que torna bem mais fácil seguir em frente duma forma consistente e mais efectiva.
Adoro os meus filho como todos sabemos, mas é chegada a altura de se independentizarem  e de seguirem os seus caminhos, mesmo encontrando obstáculos, dificuldades e tudo aquilo que encontramos pela frente. Sei que estão devidamente preparados e que lhes dei as melhores ferramentas possíveis, só lhes restando aproveitar e abrir o caminho que souberem. 
Depende deles, das suas capacidades que são imensas e das oportunidades que agarrarem e tiverem... o resto virá com o tempo como tudo na vida. Eu sei e tenho a consciência bem tranquila e perante este "ataque" e respectiva resposta até fiquei a ter uma noção mais abrangente de tudo o que fiz.
O ter feito esta pequena passeata matinal fez-me bem é, ao sair da rotina, encontrei alternativas ao habitual o que me é sempre necessário, sem cair em erros ou tentações. Para além disso, o ter permitido com este simples gesto, dar alguma satisfação e descanso a quem comigo convive todos os dias e merece, dá-me também tranquilidade e a alegria de ter feito algo por outrem.
Para além do SORRISO que podemos transmitir a quem está connosco, também podemos com pequenos nadas alterar o presente de outras pessoas, principalmente das que Amamos e estimamos. 
Gostava que houvesse um entendimento claro e preciso do meu processo de transformação e da consciencialização dessas mesmas diferenças com o respectivo entranhar...  e mais ainda de quem está comigo e vive comigo este quotidiano que deve ser vivido duma forma plena e luminosa.

Sem comentários: