quinta-feira, julho 17, 2014

(Quase) Em Fim de Semana

Hoje, quinta-feira, começamos bem cedo e temos o dia cheio e felizmente de coisas boas e que gosto mesmo de fazer, visto termos imensas impressões, provas de trabalhos fixos, implantes e afins. Normalmente o mês de Julho é bastante bom.
E cereja em cima do bolo é o facto de ser o ultimo dia de trabalho útil da semana, porque manhã não se trabalha e vai-se de fim de semana prolongado. Maravilha das maravilhas...
Hoje é também o único duma nova etapa analítica com a utilização do Skipe... evidentemente que estou apreensivo e inseguro em relação a isso. Mas logo e após a sessão logo verei se o tal simbolismo que temos falado é elemento sentido e está mesmo entranhado ou se o facto de estar no meu espaço e sem uma presença física evidente vai alterar o normal desenrolar deste processo analítico.
No outro dia o AA falava no afecto que os analisados lhe tinham e a mim acontece-me precisamente o mesmo de me sentir comovido quando os meus doentes/pacientes se interessam e se preocupam comigo e que estabelecemos uma relação de intimidade sentida e bastante próxima. Ou quando me abandonam sem razões aparentes e desaparecem do panorama. Nesses casos sinto-me traído e abandonado, que é algo que faz parte do meu patrimônio pessoal.
A vida faz-se destas voltas e destes acasos, porque muitas vezes é o inesperado, o que não se espera de todo que  nos faz ficar mais felizes ou pelo contrario e pela negativa quando tudo parece emperrar e funcionar mal, pela displicência com que tudo é tratado.
Já estamos mais do atrasados, mal dispostos e sem qualquer vontade de fazer seja o que for, porque parece que tudo funciona em cima de arames bem frágeis e mal arrumados em que qualquer pequena onda ou desequilíbrio transtorna e altera o ambiente e o trabalho.
Continua a haver, como sempre, uma grande falta de previsão e antecipação das coisas necessárias e vive-se o momento e o instante, o que na maioria dos casos não funciona adequadamente e não dá mesmo para se trabalhar em paz e tranquilamente.
Vou respirar fundo, inspirar profundamente e relativizar os problemas para que o resto do dia corra pacificamente e sem mais alterações, visto que tenho bastante para fazer e trabalhos de responsabilidade. Tenho que perceber que, cada vez mais, tenho que me inteirar de tudo e será sempre em cima do acontecimento para que tudo possa fluir da melhor maneira. E principalmente não me enervar demasiado.... o que não tem solução, resolvido está e o que o que tem solução, ela aparecerá a seu tempo!
Mas a teoria é uma coisa e a prática outra, pelo que tenho primeiro que entranhar estes conceitos, relativizar as coisas e deixar de me preocupar tanto, porque não posso nem consigo controlar tudo o que me rodeia.
Ainda bem que estamos quase a partir de ferias e vamos esquecer tudo isto e mais alguma coisa, para que, quando regressarmos termos outra paz de espirito e outra postura perante os factos e a realidade. É forçoso que assim seja !!!
Sobretudo porque vamos mergulhar numa cultura totalmente diferente, numa realidade de opostos e num enorme contraste de níveis sócio econômicos. É uma viagem que me está a criar alguma expectativa que, espero, não saia defraudada.
Mas a vida continua, o sol brilha e o calor apareceu finalmente pelo que temos todas as razões para estarmos FELIZES e com um enorme SORRISO que deve e pode ultrapassar todas as contrariedades da vida e destes pequenos senões que aparecem pela frente. A dimensão dum Homem também se avalia pela sua capacidade de resiliencia e de endurance perante as adversidades.



Sem comentários: