terça-feira, dezembro 24, 2013

Véspera

Eis-nos no dia 24 de Dezembro.... finalmente em plena época natalícia, com tempo de chuva, frio e muita nostalgia. Melancolia é o que sinto nesta altura do ano e principalmente pelos muitos que não podem ter uma época em família, com Amor e muita Paz.
Também nesta altura sinto particularmente a falta de princípios e de ética de muitas das pessoas que me rodeiam e que não conseguem ou não querem ter laços de fraternidade, Amizade e interligação com os outros, na medida em que se encontram fechados em si mesmo e, egoisticamente, não se abrem para o exterior.
Alguns por serem mesmo assim como pessoas e como seres humanos, (quase) incapazes de terem sentimentos ou pelo menos de os manifestarem por motivos internos e certamente relacionados com a sua própria idiossincracia e "traumas" de vida; outras porque nem conseguem ter a consciência do que fazem, do que praticam e se julgam incólumes e acima de qualquer acto menos próprios. São os pobres de espírito e apesar disso, talvez consigam ser bem mais felizes do que os demais que pensam, reflectem e pensam no que os rodeia com a intenção de fazer mais e melhor.
Sinto falta das minhas sessões de análise para conseguir exteriorizar todos estes sentimentos e sensações que, em particular nesta época, me assaltam e provocam estados de alma muito peculiares e sensitivos.
Lamento profundamente a incapacidade de muitas pessoas em conseguir ser solidárias e fraternas nesta altura do ano, porque apesar de Natal ser quando um homem quer, há alturas mais propicias e sobretudo um clima que se cria e se sente mais intensamente nesta época. Deve ser triste, bem triste, não se conseguir abrir para o mundo e permanecer fechado no seu (pequeno e medíocre) mundo...
Tenho pensado bastante neste meu dia a dia, tendo-me apercebido que estou a passar por uma grande fase de crescimento e transformação e ainda a aprender a viver em condições diferentes e sobretudo noutra época em que os meus valores e princípios começam a ser esquecidos pelos que me rodeiam.
De qualquer forma, também desejo a estes que não partilham dos meus valores, nem dos meus princípios que consigam encontrar neste Natal e sobretudo no Novo Ano, uma forma diferente de estar, mais integrada na humanidade e mais solidária, com menos egocentrismo e mais lucidez espiritual.
Que sejamos todos capazes de ter um SORRISO luminoso, com a vontade de sermos cada vez mais Seres Humanos integrados neste Universo, com a capacidade de sermos Felizes e ainda de fazermos quem nos rodeia mais feliz, sentindo-se estimado e Amado.
PS: estando a dividir os presentes de natal pelas casas por onde vamos andar, verifico que tenho a felicidade de ter uma família enorme e solidaria, bem como amigos verdadeiros e fortes. Olhando também para os presentes recebidos, constato com felicidade todos aqueles que se lembraram de mim e de nós.
 
 

Sem comentários: