segunda-feira, dezembro 23, 2013

Pré Natal

Estamos mesmo à beira do Natal... hoje dia 23 de Dezembro trabalhamos já a pensar nos dias que se seguirão, apesar de ainda não ter a certeza donde passarei a consoada, mas ainda temos tempo.
Hoje sinto-me meio estranho; não consigo perceber determinadas atitudes, nem factos que me ultrapassam,apesar de também poderem ser "provocados" por mim, mas cuja resposta é, no meu sentir, duma violência desnecessária.
Talvez não haja ainda o distância suficiente para que se possa mudar registos ou formas de reagir, mas deve-se ter a consciência de que talvez seja oportuno pensar e reflectir no que se passa e nas nossas reacções.
Sinto que as minhas transformações não foram ainda devidamente assimiladas e percebidas, o que condiciona os comportamentos que me entristecem e me fazem pensar no que mais será preciso fazer para que haja uma alteração das respostas e de atitudes. Será que é tão difícil perceber as transformações e as evoluções havidas e sobretudo sentidas ? Será que não se consegue entender que um processo curativo de determinadas dependências e parafilias tem os seus timings e necessidades dum reforço constante e positivo ? Além de que para o ex-dependente é fundamental o reconhecimento da sua mudança e a ajuda permanente de quem com ele lida....
É verdade que ainda me falta ainda imenso para a cimentação de tudo o que tenho aprendido nestes últimos meses, para a total compreensão e integração do que fui descobrindo, bem como a assimilação das mudanças e dos novos registos que foram sendo criados.
Tem também que haver um entendimento dessa realidade e principalmente não criar crises desnecessárias e evitáveis; é tão simples dar-se a volta a determinados factos ou palavras, porque se agirmos mais positivamente ou até com uma graça ou com um SORRISO, em vez de se responder com agressividade e atirando (quase) sempre a bola/ culpa para o campo oposto, muito mais facilmente não formarão nuvens negras no ambiente, nem se criarão tempestades completamente fortuitas.
É evidente que me sinto triste tanto mais que hoje é uma data importante de comemoração duma relação... os sobressaltos e tempestades acontecem em todas as relações, mas a sensação de incompreensão é o que custa mais, bem como os silêncios posteriores e falhas de comunicação.
Uma coisa são os silêncios normais numa relação, outra totalmente diferente são os silêncios por esclarecer e por falar e isso é algo que me magoa bastante, dado o esforço que estou a fazer para mudar muita coisa errada e a vontade que tenho de o fazer. Pelos outros, mas principalmente por mim...
Mas estamos praticamente nas festas natalícias e esperemos que seja uma data feliz, com muita PAZ e sobretudo muito carinho e estima entre todos e na família que somos e tenho. Gostava que nestes dias os SORRISOS fossem permanentes e conseguissem transmitir o calor e a luminosidade que desejamos para todos os que estimamos e Amamos.
Vou estar sem acompanhamento durante todo este período e sinto a falta das sessões, bem como do próprio AA que faz parte integrante do meu quotidiano, nesta relação de intimidade que se cria com o analista. Não é Amizade, mas também não o deixa de ser; não é uma relação afectiva, mas ela existe e vai sendo criando e reforçada em cada sessão.
Ele é uma peça fundamental do meu dia a dia actual, na medida em que mesmo não estando em presença, é constante no meu pensamento e orientador das minhas acções, omissões ou factos. Como se fosse a minha consciência externa... uma voz que nos ecoa dentro de nós e que nos faz pensar nas coisas.
Já tendo sido abordado esta relação, o objectivo é conseguir cada vez mais tornar-me.   autónomo e independente desta "voz" que me vai acompanhando neste meu presente e de que sinto bastante a falta.... mas também tenho bastante material para integrar, pensar e assimilar.
Esperemos ainda que, nestes dias, nós consigamos reequilibrar e estabilizar visto que cada embate ou cada crise ou incidente me deixa bastante abalado e sobretudo triste, tanto mais que as preocupações do dia a dia não desapareceram
Como não consegui acabar este comentário por motivos técnicos, termino agora com o meu habitual SORRISO cheio de energia positivo e de muita força para entrarmos no NATAL.

Sem comentários: