domingo, dezembro 22, 2013

Natal

Estava a ver o meu facebook e apareceu-me esta associação por Sorrir,(https://www.facebook.com/AssociacaoSorrir?fref=ts), que vem ao encontro do que penso há muito acerca da importância do Sorriso e da sua centralidade na vida das pessoas.
Iniciei este blogue há mais de 6 anos, precisamente pela experiência que tive durante um passeio pelo Alentejo e pelo simples facto dum Sorriso ter dado um momento de felicidade a uma senhora idosa que apanhava o seu sol à porta de casa. Desde aí, tenho verificado que um Sorriso, um gesto carinhoso ou uma palavra oportuna fazem toda a diferença e se consegue viver melhor e em Paz.
Nestes tempos festivos, em que o pensamento está focado nas comemorações e nas pessoas, vemos que, infelizmente, há tanta coisa errada no mundo, tanto para modificar e alterar e tanta gente a sofrer, em particular crianças.
Vi no  facebook, algo que me impressionou apesar de já o saber há muito... para que uma criança fique feliz ao receber um boneco como presente de Natal, é necessário que muitas outras crianças sejam obrigadas a trabalhar para o fazerem e distribuírem pelo mundo.
Quando se começa a pensar nestes aspectos ficamos tristes e lamentamos muito do que ocorre por este Universo, mas não temos o poder para alterar todo este estado de coisas, mas apenas contribuir para que seja possível modificar à nossa escala pequenos nadas que podem fazer a diferença.
Deve-se alertar para estas injustiças, lutar para que todos tenham uma vida melhor e mais justa e sobretudo pensarmos e sentirmos que nos devemos empenhar nesta luta e fazer mais e mais, saindo da nossa zona de conforto. Se me saísse o euro milhões, um dos meus projectos seria tirar das ruas muitos do que, por necessidade e vício, andam por lá... e penso que faria um bom trabalho e seria bastante benéfico para muitos.
Amanhã ainda é dia de trabalho, apenas no consultório, para que depois possamos ter três dias de folga e trabalharmos ainda dias 27 e 30 e novamente mais uns quantos dias de folga... pela primeira vez desde há muito que não temos férias nesta altura, por motivos vários e compreensíveis, mas custa-me a alteração deste hábito que temos desde sempre e assim vamos até ao Alentejo passar o ano na companhia da família.
Em termos do nosso processo interior, estamos talvez numa pausa para assentarmos as ultimas evoluções e transformações, porque como disse o AA é por demais evidente que não há mudanças mágicas nem súbitas, tendo que haver uma integração e uma compreensão dessas mesmas mudanças.
Também é necessário que haja interacção correcta e perceptível da parte das outras pessoas e sobretudo com quem mais me relaciono, sem um aparente estado de tensão, palavras ou atitudes agrestes, na medida em que preciso de mais afecto e carinho, transmitido por atitudes e palavras, bem como por uma postura mais positiva. Mas certamente que neste momento em que estou mais sensível, também é verdade que sinto diferentemente as coisas e gostava de ver reflectido nos outros a minha forma de estar actual.
Domingo tranquilo, sem programa definido nem nada a fazer sem ser navegar pela internet, ler os jornais, meditar na vida e reflectir no que pudemos melhorar e fazer por nós e pelos outros, deixando para trás as preocupações que temos e que, esperemos, se resolvam rapidamente nos tempos mais próximos. Principalmente, no que se refere aos meus queridos filhos...
Terminando como comecei, aprendamos a valorizar as acções positivas e principalmente saibamos ter um SORRISO sempre cheio de luz, de som e de cor para que consigamos espalhar à nossa volta um clima benéfico e positivo.
 
 
 
 
 

Sem comentários: