sexta-feira, dezembro 06, 2013

Titulos

Ao tomar banho, altura em que aproveito para meditar e ir pensando nas coisas, resolvi mudar o nome deste blogue, uma vez que deixaram de ser estórias e comentários deste (pobre ou pequenino) País para serem estórias pessoais e a minha evolução interior. Escrevo mais acerca dos meus pensamentos, emoções, sentimentos e quotidiano, pelo que não faz sentido manter o mesmo título. 
Estou a pensar mudar para "Espelho dum Ego Em (Re)Construção" ou " Estaleiro dum (In)Consciente em Reparação" mas vou amadurecer a ideia e o título, bem como eventualmente esperar que os raríssimos que ainda me acompanham possam também dar a sua eventual opinião acerca deste nome.
Na verdade, sinto-me em reconstrução e numa espécie de estaleiro de obras, porque dia após dia e sessão vou descobrindo mais acerca de mim e abrindo cada vez mais o meu conhecimento interior.
Estou, finalmente, na descoberta e transformação do meu EU interior e neste percurso, tenho já muitos caminhos abertos e muitas novidades recentes. Desde o "Less is More",que me tem ajudado imenso até ao "Tudo ou Nada" abordado ontem, há efectivamente uma alteração comportamentos e sobretudo um maior conhecimento do que sou e do que quero ser.
O tudo ou nada é uma forma (errada) de estar, na qual tudo é preto ou branco sem nuances ou outras possibilidades de visão ou compreensão; o curioso é que consigo aperceber-me desse "defeito" nas outras pessoas e não em mim, porque julgava que tinha a capacidade de ver os diversos gradientes de cores. 
A verdade é que, na realidade, sou de extremos, de paixões ou ódios, de positivo ou negativo, de preto ou branco e assim se tem pautado a minha vida desde sempre. Acho que apenas por receio ou medo não aplico esta forma de estar aos afectivamente mais próximos, mas em geral é assim que aprendi a viver.
Também constatei que "A Culpa" é parte integrante do meu ser, na medida em que tenho (quase) sempre que me sentir culpado de algo, para poder viver no dia a dia e duma forma que não me cause nem sofrimento nem nenhum vazio. Ontem durante todo o dia,estive a pensar na culpa e em sentir-me culpado, tendo arranjado motivos para isso. Motivos que verdadeiramente verificámos não existir, mas sendo apenas pretexto para sublimar aspectos que não quero mesmo encarar.
Estou a falar em "nós" porque são conversas e conclusões tidas com o AA, que pouco a pouco e paulatinamente, me vai fazendo entrar cada vez mais fundo no meu inconsciente e destapando as muitas prateleiras fechadas existentes algures nas minhas circunvalações cerebrais.
Ontem o mundo ficou mais pobre com a morte de Nelson Mandela, um Homem grandioso que marcou decisivamente o século XX e inicio deste. A sua vida, a sua abnegação, o seu exemplo, a sua dedicação a uma causa deviam servir de exemplo e de motor a muitos e muitos homens e mulheres que nós governam sem o desinteresse nem o desapego deste Homem fantástico que nos deixou fisicamente.
Esperemos que o seu exemplo perdure e se mantenha ao longo do tempo e na memória de todos, porque tudo aquilo que ele foi e fez foram actos de grande coragem e integridade moral e ética. Se houvessem mais uns quantos como ele, certamente que este mundo e Universo estariam bem melhores e a vida de todos nós mais fácil e sobretudo com mais concórdia e felicidade.
Onde quer que esteja, que tenha a certeza de que o seu exemplo e a sua dedicação a uma causa deixaram seguidores e ainda um caminho a seguir num país tão complicado como o seu e num mundo cheio de contradições. Assim seja....
Gostava de ter a firmeza de carácter, a força das convicções e a vontade férrea de Mandela, conseguir manter o rumo com tantos e tantos anos de prisão e de contrariedades e mesmo assim, perdoar, unir e pacificar um País cheio de problemas e de ódios raciais. Ergueu um País, fortaleceu um povo e fez da África do Sul uma nação emergente e com futuro. Merece o nosso aplauso e a nossa solidariedade.
Ficamos por aqui, com o nosso SORRISO positivo e cheio de vontade de caminharmos neste Universo, cheio de luz e de cor. Um bom fim de semana 


Sem comentários: