sexta-feira, dezembro 13, 2013

Sorte ou Azar ??

Sexta-feira, dia 13 de Dezembro.... é curiosa a associação popular e a crendice acerca destes dias, que têm a sua eventual razão de ser em alguns factos históricos. Sabia e julgava que estaria apenas relacionado com a perseguição e extinção da Ordem dos Templários por volta de 1300 e qualquer coisa, numa sexta-feira, 13, por ordem do rei de França, altamente devedor desta ordem. 
Este dia tem um nome específico que não me lembro qual é neste momento, mas que vou tentar pesquisar. A propósito desta ordem extremamente influente e ligada às cruzadas na Terra Santa, lembro-me de ter visto um castelo em Peníscola, perto de Valência, onde supostamente viveu um dos Papas durante o cisma de Avignon. Nesse palácio, construído pela Ordem dos templários existem umas escadas que têm uma réplica no tecto porque eles acreditavam que o mundo daria a volta e assim já  estariam preparados para essa eventualidade... pelo menos foi a explicação dada pelo guia, mas acredito que haja outros significados esotéricos para essa construção.
Tanto mais que esta mesma ordem sempre esteve envolta em grandes mistérios, quer das suas descobertas na Terra, quer das suas riquezas uma vez que quando foram presos e expulsos não forma encontradas quaisquer riquezas que eram suposto existir.
Ontem mais um dia de análise, com poucos resultados práticos. Melhor dizendo, sinto que neste momento estamos numa fase repetitiva e focados nos mesmos temas e assuntos, aparentemente sem se avançar para algo de novo.
A verdade é que sinto diferenças enormes em relação a muitos aspectos do meu objecto interno, sendo talvez a principal a minha capacidade actual de interagir o pensamento com a acção, bem como aceitar que o que se tem deve ser valorizado e aceite, não procurando aumentar demasiado a fasquia ( o Less is More); os sentimentos de culpa, a busca de motivos para essa sensação em que sempre baseei a minha vida, o papel dos Pais, bem como muitos aspectos da minha pessoa têm sido falados, explorados e trabalhados, não percebendo bem neste momento como é que vamos "subir" a parada e prosseguirmos este nosso trabalho.
Falo em nós visto que sendo um processo pessoal e individual, é feito  em conjunto com o meu analista AA, que orienta e distribui as cartas do jogo. Se ao principio esta perda de controle da minha parte me fazia bastante confusão e angústia, neste momento acho perfeitamente natural que assina seja, se bem que ainda tente, fugazmente, ter alguma espécie de controle nos temas ou no decorrer da sessão.
Falei-lhe na alteração do nome do meu blogue, tendo-me dito que é um título altamente psicanalitico e engraçado. Significa, digo eu, esta nova forma de encarar a actualidade e a vida, bem como a vontade de saber mais acerca de mim para conseguir transformar este Ego e esta identidade em algo compatível com a vida em geral e sobretudo com a capacidade de sermos mais felizes e melhores pessoas.
De qualquer forma, sinto uma certa estagnação neste processo se bem que é verdade que há alterações evidentes e significativas.... sobretudo ao nível do pensamento, ao nível do agir e ainda na integração no quotidiano com uma maior capacidade de manobra perante as adversidades e "maus feitios" existentes. Por vezes, parece que para além do amálgama dentário, existe também uma miscelânea de comportamentos, posturas, atitudes e factos que condicionam ( e muito) o dia a dia profissional.
Felizmente que, apesar da crise e da actual situação que atravessamos, conseguimos manter uma agenda cheia, com bastante trabalho e sobretudo com uma pacificação do ambiente e uma melhor integração de todos com todos. Pode não haver uma grande interacção entre as pessoas, mas o que não há, de certeza, são invejas, ciúmes ou ressentimentos por não ser se aquilo que não se pode mesmo ser! E isso faz toda a diferença...
Tenho sentido e pensado que o chamado berço e educação que recebemos fazem toda a diferença nas pessoas, na medida em que sem essas regras e ensinamentos básicos não é possível, na vida adulta, ser-se uma pessoa válida e empenhada, sem constrangimentos e problemas porque nem se consegue ter a noção das próprias falhas, quanto mais lidar com elas e tentar transformar o que existe noutra coisa melhor e mais consistente. E conheço tanta gente com falta deste berço que não precisa ser dourado ou rico, mas apenas te princípios e valores éticos e morais que dêem norte e rumo à vida.
Esperemos que o meu SORRISO possa contribuir para dar felicidade a alguém e ainda contribuir para um caminho melhor e mais positivo neste Universo em que nós encontramos e vivemos.

Sem comentários: