domingo, dezembro 15, 2013

Dias

Como de costume, ao sábado, aproveita-se para se espairecer e andar sem timings ou planos rígidos.
Assim foi ontem... rumo ao Chiado, passagem por algumas lojas, tentativa de almoçar(quase lanchar) no T.B. Burguer or not to be mas impossível por estar a abarrotar, acabando por fazer um brunch no Kaffeehouse, também sempre cheio. Neste momento a baixa está cheia de vendas de rua e assim é mais fácil complementarizar facilmente com pequenas coisas os presentes de natal.

Descobrimos uma loja engraçadíssima de produtos gourmet exclusivamente portugueses, onde comprámos um presente original e que estava a faltar, apesar de inicialmente não estarmos a pensar oferecer a esse casal. Mas a loja está cheia de coisas boas e as donas são muitíssimo simpáticas e interessadas.
Gostei de ver o Chiado cheio de pessoas, de movimento, coros nas ruas e finalmente algum espírito natalício, que procuro bastante nestes dias e ainda não tinha encontrado.
Depois do tal brunch - comi uns óptimos ovos mexidos de trufa - e de termos visto a nossa querida amiga e a filha também nesse momento no Chiado, seguimos para o Príncipe Real. Mais uma feira de rua, como peças e novidades imensas, onde comprámos mais umas coisitas para nos oferecermos a ambos, mais outra loja de artigos portugueses que felizmente são em cada vez maior numero e que tem coisas muito engraçadas e originais.
Fomos ver uma exposição de Barahona Possollo, chamada " All you can eat", com seis quadros bem realistas e explícitos. Retrata-se os paladares que sentimos com a língua e a sua relação sexual e erótica.
de facto, a boca e a língua estão intimamente ligadas ao sexo e aos nossos primórdios. Coloco aqui o texto introdutório dessa exposição e um dos quadros, talvez o mais suave deles todos, porque são bem realistas e fortes. Gostei de ver e de apreciar este pintor que tem uma particularidade enorme na sua pintura e que nunca tinha visto ao vivo.
 
 
 
 
Passámos depois pela embaixada, para vermos as lojas e onde encontrámos a namorada do meu filho P., que trabalha numa delas e que. sábado, lá estava. Gostava que o meu filho estivesse também ocupado a trabalhar em vez de nada fazer.

Como estava tudo aberto, visitámos ainda mais umas quantas lojas; constato que há uma mudança e inovação nas lojas e uma tentativa (conseguida) de diversificar a oferta e sobretudo nesta zona da cidade, vêem-se peças e artigos originais e bonitos.
Lisboa tem encantos mil e felizmente começa a transformar-se e a diversificar-se imenso, com maior oferta e movimento. Deve-se dizer que o Príncipe Real e o Bairro Alto sempre foram zonas muito peculiares e especificas, talvez por estarem associados a uma vida boémia e a um certo estrato populacional, de jovens, minorias sexuais e intelectuais, que permitem este vanguardismo. É de recordar que o bairro alto comemora os seus 500 anos... e tendo lido o que era o dito bairro e o que é, há uma imensa evolução sem deixar de manter a sua irreverência.
Finalmente viemos para casa; o meu filho mais novo veio jantar connosco e felizmente conseguimos conversar e recuperar o bom ambiente entre nós, que por causa duma ida à neve ficou um pouco complicada e me fez um enorme abalo, mesmo um terramoto emocional.
Neste fim de semana tenho pensado bastante em relações, em uniões e em pessoas, perguntando-me exactamente o que une as pessoas e o cimento que as liga e permite a sua interligação. Quando se fala em relações familiares e apesar de haver quem diga que somos nós a escolher a família onde nascemos, é evidente que não temos alternativa a não ser aceitar ou ignorar essa mesma família, tendo neste momento a opinião de que a família é precisamente um dos (bons) pilares da nossa vida.
Nem sempre pensei assim e nem sempre agi em conformidade, mas felizmente que neste momento consigo estar de bem com (quase) toda a família e aquela que não estou, deve-se mais a motivos extemporâneos do que propriamente por minha vontade. Sinto a grande e imensa importância da família, o apoio que temos e a sorte desta família com tantas originalidades e fait divers conseguir manter a sua união e rumo.
Quanto aos filhos que temos, é por demais evidente a sua importância na vida de todos os que são Pais; infelizmente não há manuais para se ser Pai, nem tão pouco se ser filho e apesar de tentarmos fazer o nosso melhor, nem sempre somos compreendidos e aceites pelos filhos. Muitas vezes os choques de personalidades e de interesses dão azo a pequenos/grandes conflitos que nos podem magoar bastante. E mais ainda quando parece haver uma imaturidade e uma certa dose de incompreensão nas atitudes dos Pais.
Anseio pela total independência dos meus filhos, porque acredito que nessa condição será bem mais fácil o relacionamento e a interacção de todos com todos.
Os amigos são aqueles com quem contamos incondicionalmente e neste momento tenho a sorte de ter AMIGOS na verdadeira acepção da palavra; pessoas com quem conto em todas as alturas e momentos, que me acompanham e que acompanha mas que sobretudo fazem parte integrante da minha vida. É uma sorte e um privilégio poder contar com eles, mesmo que alguns esteja normalmente arredados do dia a dia, sei que posso contar com todos eles.
Finalmente a pessoa ou pessoas que vão ocupando o nosso coração e Amor são duma importância extrema e estão a um nível completamente diferente de todos os anteriores. Primeiro porque estas relações devem ser constantemente acarinhadas e regadas, segundo porque nunca devemos estar certos da sua durabilidade e terceiro temos que as cimentar no dia a dia e torna-las mais firmes e seguras em cada minuto que passa.
Não sei bem o que faz a união amorosa e afectiva entre dois seres, como se mantém essa mesma ligação e qual a química que tem que existir, mas das dificuldades que podem existir, as perturbações que fazem algumas vezes abanar essas mesmas relações e ainda a moldagem e até abnegação que deve estar presente para podermos manter essas mesmas relações.
Como é evidente, também tem que existir Paixão, Amor, Amizade, respeito e para mim é igualmente importante continuar-se a conseguir surpreender o outro no dia a dia, com pequenos gestos, actos ou palavras que cimentam a relação e nos fazem sentir apaixonados.
Por exemplo, receber SMS como estes logo pela manhãzinha, deixando-nos bem dispostos e felizes com estes gestos simbólicos mas de grande significado. Ou recebermos um ramo de rosas vermelhas ( que significam AMOR) num dia em que estamos mesmo a precisar dum carinho especial e dum reforço positivo.
Claro que há sempre o reverso destes gestos e destas atitudes, porque as pessoas são muito complexas e têm a sua própria idiossincracia e forma de estar. Nestes reversos podem estar implicados diversos factores que devem ser trabalhados e analisados.
Sobretudo, numa relação deve-se e tem que se tratar com carinho e muito AFECTO a pessoa e saber estar com Verdade nessa mesma relação. Mesmo quando nos podemos sentir cansados ou menos satisfeitos, temos que olhar para o todo e saber que a floresta existe e está bem viva, mesmo que haja árvores menos bonitas ou a desvanecer.
As diferentes vertentes da vida podem ser representadas por essa mesma floresta, com todo o tipo de árvores, flores ou arbustos, uns mais bonitos do que outros, uns a florescer e outros a morrer mas todos eles fazendo parte integrante do nosso ser e do nosso estar no Universo.
Esta metáfora da floresta faz parte dum teste que costumava fazer muito antigamente e simbolicamente representa a nossa vida interior, a nossa personalidade e cada pessoa tem a sua própria floresta. Acho que vou recomeçar a fazer este teste de novo... é algo muito simples e com resultados bastante engraçados.
Hoje o comentário já vai bastante longo e aqui fica o SORRISO luminoso e a complementarizar um pensamento do Papa Francisco onde ele diz que um SORRISO pode fazer toda a diferença na vida duma pessoa ... " sempre que possível, dê um Sorriso a um estranho na rua, pode ser o único gesto de Amor que ele verá no dia". Ou seja, "inspirei" o Papa neste pensamento que faz parte dos primórdios do meu blogue e uma das suas motivações iniciais e permanentes.
 
 
 

Sem comentários: