quinta-feira, dezembro 12, 2013

Disposições

Estamos em plena época natalícia e parece não existir qualquer espírito natalício, pelo menos não o sinto de forma alguma... costuma haver "christmas in the air" , mas por onde anda esse mesmo espirito ??
Penso que a maioria das pessoas está neste momento a sentir realmente a crise em que estamos e em que nos encontramos, visto estarmos a apanhar com todas as medidas impostas pela troika, com a diminuição do poder de compra e do consumo.
Evidentemente que isso se reflecte no estar de todos nós e de cada um, na medida em que nesta altura se gostaria de gastar mais e de que todos tivessem melhores condições de vida pessoais e familiares.
Apesar de me ressentir, cálculo a angústia e a ansiedade de quem não tem emprego, pouco ou nenhum subsídio e ainda perspectivas bastante reduzidas de ainda encontrar um posto digno de trabalho.
Deve ser duríssimo e altamente frustrante estar-se nessas condições, com uma perda da auto-estima e da confiança pessoal. Acredito que por essas razões sejamos dos países onde há maior consumo de anti-depressivos e mais tentativas de suicídio.
Hoje estou bem disposto, com uma sensação boa e positiva... é a bonança depois da borrasca violenta e avassaladora do domingo, que me deixa com uma grande paz de espírito e com a vontade de prosseguir neste caminho de (re)construção da minha (nova) identidade e principalmente no uso do pensamento em vez da acção inconsequente e inútil.
Esta etapa do pensamento, com a consciência de ter o que preciso e o necessário, para não ambicionar aquilo que não posso ter, sem prejuízo dos sonhos que ainda possa ter, é agradável e espero que constante, para que possa continuar o rumo ora iniciado.
Dantes sentia-me muitas vezes perdido e vazio, com as minhas dependências varias que me provocavam ainda mais vazio e sofrimento, com um ciclo vicioso que não conseguia quebrar e que me ia destruindo aos poucos e a quem vivia comigo e lidava diariamente. A acção permanente numa busca desenfreada de algo que não existe nessas fugas para a gente apenas tinham como consequência provocar-me Culpa e sofrimento; e também  sofrimento e dor ainda nos que me rodeiam.
Felizmente que este paradigma se alterou e se transformou... não sei bem ainda em que sentido ou direcção, mas pelo menos deixou de haver este permanente estado de culpa e de sofrimento em que parecia mergulhado e que se manifestava negativamente no meu comportamento.
Já consigo ter momentos de felicidade e sobretudo lutar para que isso aconteça , com mais pensamento e menos atitudes de Tudo ou Nada, que fazem ou faziam parte da minha maneira de estar. Ainda agora tenho que reflectir que é possível estar bem com várias pessoas ao mesmo tempo e não necessariamente bem com umas e mal com outras, num constante jogo desgastante, que foi o meu quotidiano durante tantos e tantos anos.
Vou sentindo, por vezes, uma enorme resistência quando estou a ir para as minhas sessões que pode significar que, ou não quero de todo encarar o que tenho ou sou, ou que há coisas quase à superfície prontas para serem ditas e percepcionadas. E isso é, segundo parece, muito frequente nestes processos.
Hoje é dia de consultório desde manhã e vamos agora iniciar a tarde, depois duma manhã cheia e bastante compensadora, com um grande SORRISO cheio de pensamentos positivos para todos os que connosco coabitam neste Universo e em especial para todos os que Amo.

Sem comentários: