quinta-feira, dezembro 19, 2013

Natal

Mais um dia, quase no Natal... vamos vivendo com estes silêncios, meias palavras e uma (quase) ignorância da realidade da clínica, o que me agrada bastante por ter sido um dos motivos pelos quais me mudei e me afastei da gestão corrente. De qualquer modo, gostaria de eventualmente saber da situação actual na medida em que vou percepcionando que as coisas vão estando equilibradas, mas evidentemente com alguma quebra.
É mais um espaço de silêncio, mas sem qualquer tensão ou desentendimento, o que torna este mesmo silêncio diferente dos que referia ontem por me ser mais ou menos indiferente e  conseguir efectuar o meu trabalho o que melhor que posso e sei, seguindo o meu caminho e a minha rota.
Felizmente ainda tenho a capacidade de conseguir esclarecer os assuntos e assim entendi fazer, com resultados concretos e práticos. Estando ciente da realidade, talvez possa contribuir de alguma forma para melhorar a situação.
Este caminho de que falava passa na sua quase totalidade por um aprofundar do meu próprio conhecimento, uma análise cada vez maior do que sou e do que posso ser e ainda da transformação do meu relacionamento com o que me rodeia.
Bem como conseguir realizar-me mais como pessoa e encontrar a felicidade em cada um dos sessenta segundos que compõem cada minuto que vivemos. Senti também uma mudança interior e uma maior força na minha relação, com mais vontade de estar, falar, sentir e sobretudo compreender. Compreender que, cada qual, tem o seu espaço, o seu timing e a sua forma de estar no dia a dia. Aceitemos a diferença ... percebamos que o mundo não gira sempre à nossa volta e de que os silêncios, os factos e os actos podem ter vários significados. 
É esta capacidade de avaliação e de pensamento que quero e preciso desenvolver, sem levar sempre esses mesmos factos ou acontecimentos para um lado negativo ou menos bom, porque a verdade é que precisamos de ter este treino e esta agilidade de raciocínio... não só para nosso bem, mas também de quem connosco convive e está afectivamente ligado.
Muitas vezes a minha precipitação no agir e no (não) pensar levam a situações difíceis, complicadas e difíceis de gerir, com o tal sentimento de culpa e a agressão a quem me rodeia, para ver as consequências e sentir a tal vibração de que sinto necessidade duma forma, por vezes, negativa...
Ou seja, é um processo lento de transformação no encarar da realidade e forma de interagir com os outros, sem estar constantemente a negativar os sentimentos, as emoções ou mesmo a duvidar sempre do mesmo. Tenho que (re)aprender a fazer este exercício de humildade e de perceber que nem tudo passa necessariamente por mim ou através de mim. E certamente que será um grande avanço para mim e uma grande calma quando eu conseguir seguir estes procedimentos e este caminho cheio de novidades para a minha pessoa. 
E nesta época natalícia, que haja SORRISOS para distribuir e que consigamos ser felizes e positivos.



Sem comentários: