quarta-feira, dezembro 11, 2013

Transformação

Há dias, semanas, meses e anos que vão passando por nós, deixando as suas marcas, factos, emoções e memórias.
Somos o somatório do tempo, das pessoas e dos factos que, numa amálgama, nós formam, condicionam e transformam... na natureza nada se cria, mas tudo se transforma e também nos seres humanas essa continuidade é uma evidência, na medida em que não podemos alterar a nossa génese, formação e influências familiares, afectivas ou outras.
Cada vez mais, percebo a importância destas influências e a sua capacidade de moldar e formatar as pessoas, o seu modo de estar e de ser, bem como o desenvolvimento das nossas defesas, o estabelecimento de patologias e a incapacidade de muitos alterarem o que são, por desconhecimento desta realidade ou por não assumirem o que realmente soa.
Todos nós devemos ser portadores duma multiplicidade de factos, sentimentos e constatações que, conforme a sua importância e prioridade, assim são arrumados em determinados compartimentos ou gavetas, como eu penso existirem no nosso (in)consciente.
Há factos que são directamente postos numa gaveta profunda e inconsciente e outros que vão permanecendo à superfície, mas todos eles condicionam o nosso comportamento, sobretudo os que ficam nas tais gavetas profundas. Ainda por cima temos uma coisa chamada superego, que vai fazer a "censura" do que nós lembramos, dizemos e até que sentimos.
Ou seja, a complexidade de cada um de nós é imensa e efectiva, tendo-se o dever de nós percebermos integralmente e de conseguirmos fazer a triagem do que é, na sua essência, realmente importante.
É evidente que este trabalho não pode ser feito apenas pelo próprio, sem a ajuda de profissionais ou outros e a verdade é que neste mundo conturbado em que vivemos, penso ser cada vez mais importante e fundamental este trabalho de limpeza mental.
Os piores são os que negam esta evidência, se bem que conheça quem o faça convictamente de de boa fé, mas também conheço quem não tenha a verdadeira noção da necessidade de trabalhar o seu "cérebro"
Na imagem que agora está colocado neste blogue, há a alegoria de obras no cérebro e irei pondo outras imagens com significados semelhantes porque sinto que, neste momento, o meu cérebro poderá ser equiparado a um estaleiro em obras que está em reparação e transformação.
Talvez a passar de algo árido e confuso, para um espaço mais agradável, com luz, som, cor e sobretudo um local alegre e feliz, com uma disposição correcta e uma compreensão de todos ou quase todos os elementos componentes deste mesmo espaço.
Claro que é um processo lento, demorado, causador de sofrimento e dor mas também compensador e eficaz na reconstrução que pretendemos e nos objectivos que queremos; queremos ser felizes, alegres, ter cor e luz e ainda te relações afectivas saudáveis e estáveis. Tudo isto, que é muitíssimo, merece todo o trabalho que possamos ter e todos os gastos inerentes, porque a verdade é que o caminha já percorrido me faz ver que vale a pena.
Tenhamos a consciência de que ainda há um longo caminho a percorrer e muitas etapas a fazer, mas que a transformação do nosso EGO nos permitirá ter um SORRISO melhor, mais luminosos e bastante compensador !

Sem comentários: