sábado, dezembro 07, 2013

Sábado

Sábado... foi dia de consultório e de trabalho, para poder dar vazão aos doentes e a esta data em que temos, felizmente, mais trabalho...
Como em todos os consultórios há dias melhores e outros piores, mas o que verdadeiramente interessa é que temos trabalho, temos sempre a agenda cheia e cumprimos a nossa tarefa o melhor possível.
Felizmente que actualmente não há interesses ocultos nem aproveitamentos ilícitos do que nos pertence, nem tão pouco temos a presença de gente louca e doente.
O problema das pessoas mentalmente doentes é que (quase) nunca conseguem perceber que são doentes e daí a grande problemática destas doenças que podem levar á destruição duma família ou agregado afectivo.
Tenho lidado com imensa gente border line, e outras mesmo com patologias e o problema é sempre como corrigir e tratar estas pessoas; ainda por cima criam-se as tais parafilias (=manias) e as dependências de rituais e de hábitos, como a cleptomania, a mentira compulsiva, o assédio moral e sexual constante e outras do género.
A enorme diferença entre os "ditos" normais, os border line ( ou seja, os que estão no limite) e os realmente doentes e com patologias mentais é que os dois primeiros reconhecem o seu estado, com sinais e sintomas que os levam muitas vezes ao tratamento e ao auxílio de terceiros, enquanto que os últimos não se julgam doentes nem necessitados de terapia. O que, infelizmente, leva a situações bastante delicadas e graves.
Mas nos intervalos das minhas consultas estive à procura de imagens para o novo título deste blogue que está em análise e meditação da minha parte e a ouvir conselhos doutras pessoas.
Tenho a dizer que como muitas vezes sou Tudo ou Nada, é evidente que isso se reflecte no que vou escrevendo por aqui e por isso há dias em que parece que tudo corre mal a nível pessoal e profissional e outros em que tudo está nas maravilhas... mas realmente temos uma vida bastante boa, realizados profissionalmente num excelente espaço, com imensa cor e luz e uma vida afectiva e pessoal excelente, com imensas realizações e muitas pessoas estimadas e que nos estimas e amam.
Gostava que todos nós pudéssemos dizer o mesmo mas, infelizmente, há tanta gente infeliz e incapaz de gerar felicidade e bem estar que esse desejo é irrealista e quase utópico. Como disse Nelson Mandela, o sonhador é aquele que nunca desiste e consegue alcançar os seus sonhos...
Um grande Sorriso cheio de energia positiva e de força, com a certeza de que amanhã será (talvez) o dia da transformação e alteração deste blogue.

Sem comentários: