sexta-feira, dezembro 27, 2013

Balanços

A poucos dias do fim do ano e chegada de 365 dias novinhos para desfrutar, costuma ser a altura para fazer um balanço do que se passou, bem como perspectivar o ano futuro.
Em relação ao ano que vai acabar, apenas dizer que foi um ano de grandes contradições e alterações, com problemas graves que felizmente se resolveram, apesar das sequelas que deixaram e que ainda se fazem sentir.
Foi também o regresso a casa do meu filho mais velho, que fez a escolha de ficar por Portugal e que tenta ainda encontrar o seu caminho na vida, o que espero aconteça rapidamente.
Quanto ao mais novo, foi a conclusão da sua licenciatura e o início do mestrado, em acumulação com o estágio na firma do meu irmão. Ou seja, continuou neste caminho de progressão e sucesso.
Alterou-se ainda o clima no consultório, com uma pacificação e uma maior tranquilidade e aceitação daquilo que as pessoas são e fazem. Não vale a pena querer o impossível, nem aquilo que as pessoas não podem dar, nem tão pouco sabem ou estão interessadas em dar. 
Foi ainda um ano em que comecei verdadeiramente a entender-me e a fazer algo que queria fazer há muito; uma verdadeira análise do meu (in)consciente, orientada por uma pessoa que apareceu quase por acaso e com quem criei uma enorme empatia.
Para trás, ficaram outros tempos, outras batalhas e ainda uma guerra que só não está devidamente encerrada, pela maldade e loucura da pessoa envolvida, que prefere gastar tempo e dinheiro num conflito inútil e desgastante, que certamente não irá conduzir a nada. Mas não se pode alterar o que é intrínseco a determinado tipo de pessoas. Que vivem da vingança, das suas parafilias e da sua mente doentia.
Mesmo quando não há patologia evidente, há personalidades bastante estranhas e formas de estar que parecem não se sintonizarem com as outras pessoas, como uma espécie de autismo atenuado (chama-se síndrome de Asperger)... ou seja, há uma incapacidade social de conviver e de interagir com as outras pessoas, conseguindo-se ter uma postura em determinadas vertentes fabulosa, mas apenas isso!
Para o próximo ano, apenas desejo a realização pessoal, familiar e profissional. Pessoal na continuação da minha busca interior e a transformação do muito que ainda tenho que mudar, reflectir e pensar. Familiar, na concretização das oportunidades para os meus filhos e na sua caminhada pela vida, com a certeza de que devem e têm mesmo que lutar e empenhar-se mais e mais. Profissional na manutenção do existente, neste equilíbrio permanente entre a agenda, os doentes e o bem estar ambiental na clínica.
Destas três vertentes, as duas primeiras são as principais, bem como as relações afectivas e amorosas que, espero e desejo, se fortaleçam e  principalmente ganhem, de novo, a confiança necessária para que também se possam cimentar ainda mais e ganhar mais peso e importância. Os sentimentos, por si só, não são suficientes para manter a chama necessária para aquecer os corações e a alma das relações, que precisam de confiança, de aceitação e de tranquilidade.
São esses os requisitos de que temos necessidade, bem como da consciencialização das transformações havidas e desta nova realidade.... esquecer o passado recente e de coração e mente abertas, seguir por novos trilhos, baseados em todo o passado comum e no enorme potencial ainda existente.
Não ambiciono muito mais da vida, apenas tranquilidade e paz, sendo também a altura de tentar dar mais de mim mesmo a quem precisa e necessita, em algum projecto de voluntariado, o que tenho dito todos os anos e nunca concretizado, pelo que espero passar mesmo à prática.
Desejo também fazer uma reestruturação no meu aspecto exterior para acompanhar a minha limpeza interior, pelo que em 2014 terei que conseguir frequentar o ginásio e fazer algo pela forma física em conjunto e devidamente acompanhado.
Hoje, nesta ultima sexta-feira do ano, deixamos o nosso SORRISO cheio de luz, som e cor na certeza de que no Novo Ano queremos que haja mais e melhores SORRISOS para todos nós. Façamos por isso...

Sem comentários: