sábado, agosto 17, 2013

Profundidades


Hoje sinto-me perante um enorme lago gelado, coberto duma fina camada de gelo, por baixo do qual visualizamos uma imensa massa de água escura, profunda e gélida, que representa, certamente, aquela parte do meu EU que desconheço, me assusta e me faz querer conhecer mais e melhor.
Ando por cima dessa fina camada de gelo e a sua fragilidade assalta-me a cada instante, com o grande receio de cair nessas tais águas frias e desconhecidas.
Outra imagem que hoje visualizo, enquanto deitado à borda da piscina a bronzear-me o possível, é a dum icebergue e mais concretamente da sua parte oculta, tal como a que se vê no filme Titanic.... parece que hoje estou virado para a parte oculta da personalidade e para tudo aquilo que temos nas nossas camadas mais profundas e que não conseguem vir à tona. 
São essas camadas que, muitas vezes, comandam a nossa vida e as reacções e acções que nem sempre compreendemos e percebemos; não sei mesmo se, por muita psicoterapia, psicanálise, regressões ou qualquer outro tipo de terapia, conseguiremos alguma vez ter a ideia daquilo que realmente somos e ficarmos com o tal EU profundo devidamente resolvido e integrado.
Sei, sinto que tenho muitas dessas camadas por retirar e por isso gostava de fazer algo diferente de tudo o que tenho feito e talvez comece mesmo a fazer psicanálise, apesar de saber da sua morosidade e da lentidão na obtenção de resultados.
A camada de gelo que refiro no inicio é certamente a forma como estamos no quotidiano ou como somos vistos pelos outros, uma vez que a maior parte das pessoas me acha muito sólido, consistente e forte, desconhecendo o "negrume" que tantas vezes me assalta e que consigo esconder na maior parte do tempo. 
Apenas nestes momentos e quando me sinto mais angustiado ou " perdido" é que percepciono esta minha dimensão escondida ou oculta na profundidade do meu ser e anseio por conhecer melhor esses aspectos e essas facetas que tenho e que condicionam o meu comportamento e forma de estar na vida e com as pessoas.
Quem realmente me conhece, sabe destas minhas fragilidades e ansiedades, bem como a imensa necessidade que tenho em sentir-me Amado e querido. Também sabem que que sou capaz de extremos, como amar e odiar em simultâneo, magoar profundamente quem gosto e ao mesmo tempo proteger ao máximo essas mesmas pessoas. Há algum tempo, no passado, conseguia atingir as pessoas que comigo trabalhavam com uma enorme precisão e com uma grande magoa. Também quando dava aulas era capaz de ser bastante cruel e hoje vejo que talvez não respeitasse essas pessoas que não me podiam responder de igual maneira pela posição em que estavam. Por isso talvez não consiga ainda compreender certas atitudes e formas de estar profissional das pessoas que comigo trabalham actualmente por considerar que se deve " obedecer" duma forma cega e incontestável. 
Penso ter vindo a mudar um pouco, ou bastante, essa forma de estar e de agir, na medida em que devemos respeitar todos e cada um no seu lugar e na sua posição, desde que haja reciprocidade e igualdade no tratamento entre as pessoas.
Tudo está relacionado e interligado; as nossas reacções, as nossas emoções e forma de estar e de interagirmos com quem nos rodeia é fruto desta nosso EU profundo e que nos condiciona bastante. Ou seja, tenho a plena consciência de quanto mais nos conhecemos e nos percebemos, melhor conseguimos estar connosco mesmo e com os outros, com mais harmonia e paz que se vai tendo ao longo dos tempos. Ocasionalmente vamos sentindo esta angustia ou ansiedade quando tentam vir à superfície algumas daquelas camadas que se mantém normalmente escondidas e ainda não resolvidas. Mas tenho a esperança e quase a certeza de que à medida que me vá conhecendo mais e melhor, sentirei mais paz interior e conseguirei também transmitir a quem me rodeia essa mesma tranquilidade interiorizada.
Desta camada de gelo ou da parte oculta do icebergue haverá certamente uma luz que tem o seu lugar, bem como um SORRISO de esperança e de crença em nós próprios e nos que nos rodeiam. Quanto mais acreditarmos na vida, nas pessoas e no Universo, bem como nos valores positivos do Ser Humano e nas suas capacidades de interacção e de interajuda, melhor estaremos neste nosso dia a dia. 
Tanto mais que pertencemos a uma pequena parte das pessoas que pelas suas possibilidades e vida, tem motivos para agradecer e manter este SORRISO de que sempre falo.


Sem comentários: