quarta-feira, agosto 07, 2013

Formas de Estar


Mais um dia de trabalho e menos outro para ir de ferias,  com tardes tranquilas e devidamente organizadas neste mês de Agosto, em que tanta gente está a gozar umas merecidas ferias.
Há pouco esteve em Portugal o meu sobrinho e a mulher, que apenas têm 10 dias de ferias, como é norma nos USA. Apenas ao fim de 5 anos, têm mais 5 dias de ferias e assim sucessivamente.
Também não há subsídios, nem abonos especiais nestas alturas, mas também é verdade que os salários, pagos semanal ou quinzenalmente, são bastante superiores aos nossos.
São filosofias diferentes e hábitos de trabalho totalmente distintos; as horas extraordinárias são praticamente inexistentes porque o trabalho deve estar organizado para as horas normais de serviço e não ser desperdiçado em cafés, chás ou conversa como é costume em Portugal.
Mas são assuntos sérios demais para se estar a comentar agora em que ansiamos pelas ferias, pelo que hoje me limito a deixar o meu habitual SORRISO com muita energia positiva e muita luz e cor.
PS: também vivemos num país de impunidade em que a ilegalidade compensa e em que é possível que pessoas sem formação e tecnicamente impreparadas possam praticar actos ilegais. Mesmo com denuncias, provas e testemunhas nada é feito ou accionado, como seria de esperar num país decente, com uma justiça capaz e com entidades a cumprir os seus deveres.
PSS: numa das suas ultimas crónicas, MST escreve que o país está nas mãos de cerca de 200 pessoas, que mandam e dirigem Portugal, sendo Passos, Seguro ou semelhantes simples figurantes dessas mesmas pessoas. Vendo o que se passa actualmente com a questão dos tais contratos swaps é de tal modo evidente a promiscuidade existente entre o publico e o privado que não tenho duvidas em acreditar no que li. Além de que são sempre os mesmos a aparecer e a rodarem nos lugares. E há escândalos que não se percebem, como o facto de ex administradores da CGD terem reformas da ordem dos 10000 euros/mês, por terem passado pelo banco uns quantos anos. 
É imoral, tanto mais que a maioria desses senhores acumula com outros chorudos ordenados e regalias. É o regabofe.....

Sem comentários: