domingo, agosto 25, 2013

Leonardo da Vinci


Jantámos num restaurante perto do hotel, muito simpático e acolhedor porque estava a chover e não sabíamos se iria ficar como na véspera.  Comi um caprese, com uma mozarella fantástica e um risotto de lagostim no ponto...
Hoje, domingo, iniciámos o nosso dia pelo cenáculo vinciano, onde está o famoso quadro de Da Vinci "A ultima Ceia", tendo tido a sorte de estar uma japonesa com um bilhete para vender, o que aproveitámos para um de nós o ver. 
E estou defronte do mural e estou fascinado a ver este original com tantos séculos, tanta história e tanta emoção contida. É uma sensação fantástica e única poder ver este mural de que tanto se ouve falar e comentar e que é sujeito a tantas interpretações e especulações. E por acaso a figura do apostolo André até  parece mais uma mulher do que um homem como alguns dizem ser. E o tal V entre ele e Jesus é bem evidente, podendo ou não ser uma coincidência e representar ou não o símbolo feminino.
O génio e engenho deste homem, Leonardo Da Vinci, consegue atravessar os séculos e perpetuar-se, com ideias e projectos que só veriam a sua concretização muitos séculos depois. É de admirar!!
Seguimos o passeio e fomos dar à igreja de São BibifCio, começada a construir no século IV, por volta do ano 375, ou seja há mais de 1500 anos o que acho fantástico estar em algo com esta idade.
A religiosidade e o temor a Deus sempre acompanhou o homem ao longo dos tempos e se deu origem a muitas atitudes erradas e difíceis de entender, a verdade é que também nos deu imensas coisas belas e imortais, como este mural que vi, basílicas e catedrais lindas e tantas outras coisas, estando a lembrar-me da capela sistina, da catedral de São Marcos, da nova basílica de Fatima, etc, etc...
A Igreja, que não o homem, impôs o temor e o medo para se afirmar e ganhar poder nos séculos passados e com isso enriquecer, ter autoridade e ter sido quem dominou durante muitos e muitos séculos. Actualmente o poder da Igreja é espiritual e da crença de cada um, tendo ainda uma força e uma autoridade bastante grande, mas sem o temor ou a força que teve.
Por isso e como sempre, temos um lado positivo que se manifestou nas artes, na cultura e no desenvolvimento contra um lado obscuro e negativo, como a Inquisição, a perseguição aos judeus e até a negação das evidencias que iam contra o que era considerado certo pelos eclesiásticos. É como tudo na vida...
E passeando viemos dar a uma das zonas mais típicas desta cidade, a Navigli... uma zona de canais, projectada pelo nosso Leonardo e que une o rio Tibre (??) a Milão e que antigamente permitia a navegação até esta mesma cidade. Dos dois lados dum grande canal ( visto que em contraponto há o pequeno canal ) existe uma longa feira da ladra, onde se vende tudo o que se possa imaginar e pensar. São dezenas e dezenas de bancas com uma profusão de artigos que surpreende.
Existem também dezenas e dezenas de restaurantes, bares e afins que segundo li, têm uma vida nocturna bastante intensa apesar de neste momento estar a abarrotar de pessoas.
Para variar viemos almoçar ( ou lanchar ?? ) a um McDonalds e continuamos a nossa visita em direcção à Catedral, tentando ir visitar ainda o palácio real para depois irmos descansar um pouco e jantar no Bairro Alto cá do burgo.
Já no hotel, depois das voltas dadas e do passeio feito, fomos ainda à estacão central informamo-nos dos horários do comboio expresso para Malpensa visto que amanhã temos que lá ir buscar o carro para seguirmos para Cannes... agora é tempo de descansar!!
Um grande SORRISO cheio de confiança e também de ver caras bonitas e uma multiplicidade de pessoas, culturas, géneros e etnias... 
PS: ontem constatei uma vez mais que pequenos gestos fazem toda a diferença; perante uma senhora com dificuldade em descer uma escada rolante com uma mala, tive o gesto se a ajudar e levar-lhe a dita mala, ficando a senhora com um enorme SORRISO e feliz, com muitos grazie.
É preciso tão pouco para fazermos alguém feliz e mudar o dia e a forma de estar

Sem comentários: