quarta-feira, agosto 28, 2013

Mónaco, Eze e Antibes


Mónaco... principado de sonho, quimeras e ilusões que povoam o nosso imaginário! Visitamos locais que vimos na televisão, do casamento recente e doutros tempos como factos leccionados com a princesa Grace, de que vimos o túmulo na Catedral ( já foi em 1982 que morreu de acidente de viação ). Tivemos ainda a sorte de ver o fender da guarda frente ao palácio real que é bastante típico e cheio de protocolo ( obrigado minha querida amiga Catarina pelo aviso)
Que dizer deste minúsculo rochedo, senão que é com uma felicidade imensa que aqui estou e uma grande excitação por precisamente tudo aquilo que está relacionado com este principado.
Sentimo-nos noutra dimensão, pela riqueza que nos rodeia e por toda a ostentação da cidade e sobretudo desta parte do hotel de Paris, do casino, hotel Hermitage.... apenas lojas de grandes marcas e a mesma sucessão de carros de grande luxo.
Num mundo com tanta pobreza e fome, é contrastante esta diferença de vida e de níveis, em que o supérfluo e o desnecessário é o dia a dia desta minoria que aqui vive e que frequenta estes meios. Para se ter uma ideia, um apartamento T1 custa perto de 1.700.000€ com uma área mínima. 
Vivemos pois numa sociedade de consumo, com um fosso cada vez maior entre as pessoas, o norte e o Sul.
Resolvemos apanhar a estrada nacional junto à costa e felizmente que assim foi porque fomos dar a uma cidade medieval, chamada EZE, que é simplesmente do outro mundo. É uma vila na montanha, rústica, muito bem conservada e com uma vista quase divina. Tem imenso comercio, um hotel de cinco estrelas no seu interior e no alto de tudo a panorâmica é deslumbrante. Além de que se atravessa um jardim exótico para lá chegar e que também é lindo. Faltam-me adjectivos para classificar esta vila que merece uma estadia e uma visita. 
São as surpresas destas viagens em que vamos descobrindo locais maravilhosos... é preciso dizer que estamos à borda da costa, com umas azul e imensamente translúcido, com uma intensa actividade náutica, barcos, iates, etc.
É evidente que estamos estafados, mas viemos pela tal estrada nacional cheia de transito, atravessámos Nice que é uma cidade enorme e vamos a caminho de Antibes, que é outro local do meu imaginário que quero ver.
Afinal Antibes é uma zona de veraneio, com minúsculas praias, imensas enseadas e claro que também iates e mais iates. Deu também para ver ao longe a ilha de Santa Margarida e a outra mais pequena perto, que iremos visitar.
Agora estamos a jantar em Antibes perto do mar, para seguirmos depois para Cannes e directamente para a cama, porque estamos estafados e cheios de coisas bonitas que vimos. Tem sido uma boa surpresa o muito que temos visto nestes dias e sobretudo estes últimos dois dias têm sido bem intensos e preenchidos.
Até à data tem tudo corrido muitíssimo bem e então hoje a visita a locais de que tanto e tanto ouvimos falar e ler, deixa-nos com um enorme SORRISO e a certeza dumas boas ferias relaxastes e em que vemos tanta coisa bonita para nos distrairmos.

Sem comentários: