segunda-feira, agosto 19, 2013

Acrescentos


Meditando nestes dias e em varias coisas, e ainda a propósito de números, lembrei-me que me faltou contabilizar parte da minha vida académica e docente, que vai aumentar o número a que cheguei de pessoas vistas ou consultas feitas.
Desde a minha licenciatura em Medicina Dentaria, que participei activamente na então Escola Superior de Medicina Dentaria de Lisboa ( agora FMDL ) e na CESPU. Na primeira dei aulas e fui assistente de Anatomia dentaria e dei aulas de medicina oral a quase todos os cursos de formação profissional, sejam assistentes dentarias, higienistas orais ou técnicos laboratoriais de prótese dentaria, enquanto que na privada fui assistente de Periodontologia durante alguns anos.
Na escola publica fiz parte dos profissionais responsáveis pela consulta de Deficientes mentais e físicas, uma consulta muita pesada e dura, mas também gratificante em que lidamos com o sofrimento e a incerteza da família. Houve momentos de muita ternura e carinho que guardarei para sempre. Na privada fiz parte também dos médicos responsáveis pelas urgências do instituto, pelo que nestas duas consultas devo ter visto mais umas quantas centenas de pessoas.
Se aliarmos a este número, as muitas e muitas centenas de alunos, então foram mesmo muitas e muitas as pessoas com quem contactei e que por mim passaram.
Ainda no outro dia fui a um curso e encontrei logo umas duas ou três ex-alunas que me reconheceram e vieram falar.... É gratificante ser reconhecido e muitas vezes valorizado, como foi o caso.
Tudo isto para reforçar a minha experiência profissional e para explicar o meu cansaço actual, visto que já fiz muito, já vi muita coisa e ainda participei em muitas mais, porque simultaneamente estava integrado numa serie de sociedades cientificas, onde ocupava diversos cargos e nas quais contribuía para a realização de congressos, formações e afins.
Antes de haver esta proliferação de cursos e de congressos, fomos dos primeiros a fazer grandes congressos, tendo conseguido pela primeira vez atingir a meta dos 1000 congressistas num dos congressos da SPEMD, realizada na escola de hotelaria do Estoril.
Era também representante de Portugal nalgumas sociedades internacionais o que me permitiu o contacto com outras realidades e com muita gente de fora.
Foram tempos intensos, muitíssimo ocupados e sobretudo em que aprendi muito e que guardo comigo. No meio de tudo isto, iniciei o doutoramento na Universidade de Valência, que deixei a meio uma vez que, entretanto, fomos dispensados da faculdade privada por motivos vários e principalmente por invejas e um certo desleixo por parte da responsável da nossa disciplina.
Tive pena mas fazem parte da vida estes percalços e estes caminhos interrompidos, porque ao fechar-se uma janela ou porta, abrem-se outras oportunidades e outras janelas que devem e têm também que ser aproveitadas. Foram outros tempos, outras prioridades que passaram... neste momento recordo tudo isso e relembro muita coisa, mas esta fase em que estou, totalmente diferente, tem as suas (muitas) coisas positivas e tenho que estar no presente.
Uma das grandes diferenças da actualidade é que, neste momento, me conheço francamente melhor, me sinto bastante bem comigo mesmo e sobretudo tenho uma envolvencia de verdade e de sinceridade que antes não tinha. Sem entrar em pormenores, tenho que constatar que agora sei e sinto o verdadeiro valor da Amizade, do Amor e da ternura, bem como sinto que cresci como pessoas e como ser humano.
Hoje está um calor imenso e uma grande luminosidade que se conjuga com o SORRISO que tenho, com muita força e imensa energia positiva que me acompanha e a todos aqueles de que gosto e AMO.

Sem comentários: