quinta-feira, agosto 15, 2013

Números


Deitado ao sol na piscina e nesta tranquilidade de Sesimbra, comecei a fazer contas e cálculos e cheguei a números surpreendentes.
No conjunto do publico e privado, faço caca de 125 a 150 consultas por semana, o que soma 500 a 600 consultas por mês. Cada consulta corresponde a uma pessoa como é evidente, podendo ou não haver uma repetição da mesma pessoa. No sector publico/SAMS são cerca de 34/40 por semana e o resto será do Consultorio.
Ou seja, por ano são perto de 5000 a 6000 consultas, descontando o mês de ferias que normalmente tenho, o que quer dizer que numa década tenho ou realizo perto de 50000 a 60000 actos médicos. 
Posso então dizer que nestes 22 anos que levo de medico dentistas, já ultrapassei as 120000; se somarmos a este número os doentes e/consultas feitas nos meus 11 anos como medico generalista e atendendo que numa determinada época acumulei as duas actividades, serão mais uns 60000 a 75000.
Ou seja, no total e como medico devo já ter realizado perto de 200000 consultas, correspondendo sempre cada consulta a uma pessoa. Se pensar nos muitos doentes que me acompanham ao longo destes anos, os que se mantém ao longo de gerações e os que voltam continuamente, poderei ficar satisfeito e feliz por ter conseguido ter êxito e ter uma carreira duradoura.
É evidente que tenho e terei os meus casos de insucesso, mas felizmente que a percentagem é, foi e espero que continue a ser, pequena e bastante limitada. Também é evidente que fomos perdendo doentes e que ganhámos outros, mas ainda me dá imensa satisfação recuperar pessoas "antigas" que retornam por terem mudado de emprego, residência ou seguro e que querem o seu antigo e "velhinho" medico. Assim como adoro ter, como tenho já, três gerações da mesma família: os avós que foram os primeiros doentes, os filhos que se seguiram e já os netos.... é bom sinal.
Resumindo, poderei dizer que estou realizado na minha profissão que acabei por desdobrar em duas, porque ao licenciar-me duplamente, fui medico de clinica geral durante cerca de dez anos, com algum sucesso segundo dizem e posteriormente medico dentista, onde me valorizei bastante e ganhei mais substancias. Apenas tenho pena de não ter conseguido realizar um dos meus sonhos que era ter uma carreia hospitalar cirúrgica, talvez ORL ou oftalmologia. Falto-me o empenho e o engenho para novo exame e novos desafios, tanto mais que já tinha uma maquina pesada para manter. 
Mas no geral, posso dizer que, olhando para trás, fiz o melhor que pude e sei e consegui sentir-me realizado, esperando que nestes últimos anos de actividade profissional mantenha este número de consultas, que não me deixou de deixar surpreendido e espantado. Por isso, me sinto já bastante cansado e até farto de fazer quotidianamente o mesmo. Tanto mais, que já não há muita coisa que me possa surpreender ou entusiasmar como antigamente.
Felizmente que tenho outros motivos de aplicação e "novas" formas de estar na vida, com uma maior dedicação à família e aos amigos, que têm para mim, neste momento, uma importância capital e fundamental. E assim espero também continuar porque o que conta realmente são as pessoas e a forma de estar com elas e neste Universo.
Chega de números por hoje e de recordações da minha actividade profissional, deixando aqui o meu SORRISO com entusiasmos e alguma nostalgia destes números porque estão relacionados com muita gente que fui conhecendo e com as quais estabeleci laços de amizade e de fraternidade em muitos casos. Mas quase todas deixaram a sua marca e mesmo aquelas que passaram fugazmente, me ensinaram alguma coisa. 

Sem comentários: