quinta-feira, janeiro 31, 2013

Vida e Morte

A vida dá muitas voltas e de repente tudo fica virado do avesso e completamente diferente nas suas expectativas. Ontem, de repente e quase do nada, soube-se da eventualidade duma doença grave e mortal em pouco tempo duma pessoa bem próxima, que nos transtornou a todos no consultório.
São reviravoltas estranhas e complicadas para as quais nunca estamos devidamente preparados e que nos deixam completamente destroçados e psiquicamente negativos. Esperando que a situação se resolva favoravelmente, penso que , infelizmente o desfecho poderá ser bastante mau e negativo para a família.
São estas situações que nos dão de pensar e de reflectir bastante no que estamos aqui a fazer e como nos devemos comportar e agir, porque dum momento para o outro, tudo pode mudar radicalmente e muitas vezes perdemos o tempo em coisas inúteis e sem qualquer validade.
A Vida com a inevitabilidade da Morte é e deve ser vivida com dignidade e sobretudo devemos ter princípios orientadores e tentar DAR o máximo que pudemos para estarmos não só bem connosco mesmo como também com quem nos rodeia. É fundamental conseguirmos em cada dia estarmos de bem com a nossa consciência e connosco mesmo para que consigamos em cada dia ter a VIDA que merecemos e soubermos ter.
Não sei ainda se haverá alguma coisa para além da Morte, mas sinto muitas vezes a presença de entes queridos já falecidos por perto, pelo que, certamente, deverá haver alguma coisa mais para além disto e deste tão pequeno espaço temporal em que aqui estamos.
Temos por isso a obrigação e o dever de fazermos tudo aquilo que pudermos para melhorar este mundo onde estamos, fazermos o nosso melhor dando aos outros o muito que temos e pudemos e ainda para que fiquem muitas recordações do que somos e fizemos.
Nestas alturas perguntamo-nos se valerá mesmo a pena estarmos aborrecidos, estarmos sempre numa postura demasiado séria ou se pelo contrário devemos tentar agilizar a vida e fazermos o melhor possível o nosso percurso de vida, na companhia dos que amamos e estimamos.
Façamos o que pudermos para mudar um ínfimo grão de areia neste Universo onde estamos e se o conseguirmos, então temos direito ao nosso SORRISO e ao nosso lugar neste mundo.



Sem comentários: