domingo, janeiro 20, 2013

O papel dos Pais

Outro domingo deste primeiro mês do ano, com tempo cinzento e encoberto. Felizmente estou bastante melhor da minha gripe e esta permanência "forçada" em casa está a fazer-me muitisissimo bem.

Como disse, estive todo o santo dia em casa e numa indolência prolongada e bastante compensadora, a por as leituras em dia, a ver filmes e a meditar na vida presente.
Consciencializei e interiorizei, com bastante custo, os motivos deste meu estado anímico e psíquico que atravesso; efectivamente há realidades e factos que nos amachucam imenso e nos magoam mais do que nós pensamos na altura e que deixam marcas bem profundas.
Não posso, nem devo, explanar aqui em detalhe esses factos e emoções que se prendem com rupturas afectivas, relações alteradas e ainda alguns "remorsos" por comportamentos passados... a propósito disso, acabei de enviar um longo e extenso ao meu manito "espanhol" a dissertar acerca de algumas coisas por ele ditas numa reunião que houve dos irmãos.
Comentava e escrevia-lhe acerca da diferença entre ser Pai ausente e mau Pai, na medida em que os resultados podem ser totalmente diferentes num caso e noutro. Ser mau Pai conduz necessariamente a filhos mal formados e com problemas diversos enquanto que um  Pai ausente pode produzir bons resultados e, no meu caso, sei que fiz o melhor que sabia e que ambos estão no bom caminho e com fortes possibilidades de singrarem na vida e sobretudo de concretizarem os seus sonhos, tornando-os realidade.
Cada vez mais penso que a função dos Pais é dar aos filhos, princípios, educação, bons exemplos e as ferramentas indispensáveis para a vida e isso tenho a certeza de tudo ter feito e assegurado aos meus. É evidente que no meu caso e apesar do divórcio, sempre tive na Mãe dos meus filhos, um enorme empenho, uma ajuda fantástica e apesar do nosso total desacordo acerca de muitas coisas concretas, sempre pusemos os interesses deles acima de tudo.
Por isso não posso, de forma alguma concordar, com a análise feita duma forma t~~ao negativa e que me magoou um bom bocado; primeiro por me ter apercebido que aqueles dias de férias com o meu irmão foram, para ele, quase uma imposição da minha cunhada e dias problemáticos para ele. Nunca me tinha ocorrido essa ideia nem nunca tinha tido essa percepção, que naturalmente me entristece.
Em segundo lugar, a verdade é que, conjuntamente com a minha ex, dei "origem" a dois homens bem formados, educados, com princípios e sobretudo que estão a dar passos bem concretos e correctos na vida, para a concretização do que buscam e querem. E isso é o mais importante de tudo.
Neste momento, estou bastante tranquilo acerca do percurso que tive, com a certeza de que faria diferente algumas coisas se fosse possível, mas a verdade é que também realizei parte dos meus sonhos, concretizei muita coisa e alcancei  PAZ e tranquilidade de espírito, bem como uma excelente relação com praticamente toda a minha família e ainda com a sorte de ter amigos de verdade e do coração.
Ainda ontem veio cá jantar o meu grande ( e melhor) amigo que, vendo-me tão constipado me lembrou da minha idade e da necessidade que tenho em vacinar-me para melhor me proteger destas maleitas que, tão fortemente me atingiu.... felizmente que hoje já me sinto francamente melhor e quase em condições de operacionalidade.
Com este pensamento tranquilizador e repousante e com a certeza de ter cumprido muitas metas e objectivos na minha vida, aqui fica o meu SORRISO diário, com muito empenho, força e energia.



 

Sem comentários: