domingo, janeiro 13, 2013

(AInda) Baptizado

 
 
 
 
No lindíssima Igreja do convento de Mafra (http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2091274330799959534#editor/target=post;postID=3934215897134047256) decorreu o baptizado da nossa afilhada, que estava linda.
A cerimónia, celebrada pelo padre amigo da família, foi bastante descontraída, pacata e muita fluída, com um comportamento impecável da pequena que nunca chorou nem se mostrou impaciente.
Seguiu-se um longo almoço numa quinta em Gradil, onde são sempre as comemorações da família e que foi mesmo um grande repasto... a comida estava excelente, o convívio foi fantástico e o ambiente bastante acolhedor. Foi efectivamente um dia diferente, bem passado e sobretudo com a responsabilidade acrescida de mais uma afilhada a quem dedicar atenção, carinho e acompanhamento.
No fim e depois das palavras do Pai da criança, quis também dizer umas palavras para exprimir o que sentíamos; apesar de não terem saído exactamente como tinha previsto, penso ter dito o essencial que aqui resumo, e que enviei também aos compadres "Queremos estar sempre presentes na vida dela e que ela veja em nós não apenas os grandes amigos e acompanhantes, mas também e sobretudo o refúgio de que ela precisar e aqueles que a poderão ajudar em qualquer situação... no fundo, os ombros amigos sempre presentes em todas as ocasiões.
Esperamos e desejamos que a Maria tenha connosco uma relação muito especial e tudo faremos por isso".
Saímos tarde da festa  e ainda fomos a Lisboa, ao Corte Inglês buscar umas calças que tinham ficado a arranjar e de seguida passámos por casa da minha Mãe para nos despedirmos da minha irmã e sobrinho que se foram embora hoje.
No seu ambiente, em casa, a minha Mãe fica mais autoritária e "mandona", pelo que acredito que seja mais difícil lidar com ela no quotidiano e em casa. Penso e já estamos a falar nisso que se terá que tomar uma decisão acerca da nossa Mãe, para que possa ficar em melhores condições e mais bem acompanhada, pelo que vamos certamente em breve voltar a este assunto.
Hoje mais uma "festa", com um almoço de irmãos em Lisboa, em casa da T/C, com a particularidade da presença da nossa irmã mais nova e respectiva família. Certamente que vai ser muito giro e agrada-me imenso este reforço dos laços familiares e entre irmãos que, finalmente, se reencontraram e se uniram em torno dos sentimentos existentes entre todos. Efectivamente, sinto que o meu pai, apesar de todos os seus defeitos e condutas nem sempre correctas, conseguiu transmitir a todos os seus filhos, este espírito de família e de união, que apenas agora, mais de 4 anos após a sua morte se está a concretizar na sua plenitude. E ainda bem que assim é...
Estes fins de semana preenchidos com estas comemorações e acontecimentos deixam-me cansado e pouca vontade de ter uma semana cheia e preenchida que temos mesmo que ter e que fazer pela vida. Ontem, por conversas soltas e avulsas que fui tendo, senti um desanimo generalizado e muito pessimismo nas pessoas e neste ano em que estamos. As dificuldades são enormes e a capacidade das pessoas está a atingir um limite crítico, a partir do qual dificilmente se conseguirá dar a volta necessária para termos um futuro e uma vida mais tranquila.
Mas hoje é domingo, dia de descanso e do Senhor, pelo que aproveitemos este sol encoberto que temos e com um grande SORRISO aproveitemos o que temos, a nossa família, os nossos amigos e ainda a vida que temos.

 

 

Sem comentários: