terça-feira, maio 01, 2012

Em casa






Aqui estão algumas das fotos tiradas na nossa mais recente viagem... a primeira é no exterior do Museu da Insurreição e nestes muros estão os nomes dos mais de 500 mil pessoas que morreram nesta luta pela Liberdade.
As outras são na praça central da cidade velha - praça da Sereia, irmã da que existe em Copenhaga - e ainda sentado nos jardins de Lazienki, onde para além dum monumento a Chopin, nascido nesta cidade, existe um lindíssimo palácio de verão do último rei da Polónia, como já tinha referido. Aqui nesta última fotografia, francamente cansado e a precisar de repouso absoluto... !
Ontem, chegámos bem e sem quaisquer contratempos a casa, sendo bastante bom o facto de termos o nosso próprio carro à nossa espera e assim podermos rapidamente seguirmos viagem sem contratempos. Uma vez mais, correu tudo bem desde o início em termos de logística, viagens e bagagens sem ter nada a reparar. Até o voo na TAP foi bastante agradável e até tivemos direito a uma refeição muito saborosa, o que nem sempre acontece.
Pelos vistos, tivemos imensa sorte com o tempo porque aqui está mais frio e chuva e felizmente que tivemos imensa sorte com o tempo que apanhámos.
Como resumo desta pequeno City break, pode-se dizer que descobrimos uma cidade pacata, relativamente pequena e uma vez que foi totalmente destruída durante a II guerra mundial não tem a monumentalidade de outras capitais da área, mas merece ser visitada. A população é simpática e afável, se bem que haja alguma dificuldade na comunicação porque poucos são os que falam inglês e o polaco é uma língua totalmente desconhecida. Não me pareceu haver um grande turismo, apesar do nosso hotel estar completamente cheio de turistas nórdicos e também russos. Foi uma capital que ficou vista e que aprendemos a gostar pouco a pouco. É uma cidade que está também com muitas obras, talvez pela aproximação do campeonato de futebol que será em Junho. 
Hoje já tomei o meu pequeno almoço na nossa varandita, recordando com vontade os belos pequenos almoços do hotel e o serviço do cozinheiro, que fazia uns ovos excelentes. Mas é assim a vida...
Hoje ficarei por casa, a recompor-me da viagem e a pôr a escrita em ordem, a fazer contas e pagamentos, a guardar fotos e a ler o expresso, que ainda consegui encontrar. E nada mais senão preparar-me para o resto da semana e para este novo mês que hoje se inicia.
Já falei com os meus filhos, com o Pedro de folga e o Fran com aulas e ontem com uma espécie de "feira" internacional em que cada País estava representado com algo típico, tendo eles feito caldo verde e dado vinho do Porto. Parece-me que continua bem disposto e em forma. A restante família está toda bem e sem novidades de monta.
Um enorme SORRISO neste 1º de Maio, dia do trabalhador e feriado, pensando na vida e no que ainda temos que fazer na nossa actividade profissional. Cada vez mais nos reformamos mais tarde e mais temos que trabalhar; felizmente que continuo a gostar do que faço e neste momento até me posso considerar sortudo pelo caminho que percorri e que estou a percorrer.



Sem comentários: